Primeiro carregamento das provas já foi enviado para os pontos de armazenagem no interior do país
Na quarta-feira passada, 5/10, Correios, Ministério da Educação, Inep e Exército assinaram a ordem de serviço para expedição das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, em Osasco (SP). O documento foi assinado exatamente um mês antes do exame, que será realizado nos dias 5 e 6 de novembro. O evento fez parte do Encontro Nacional de Alinhamento das Operações de Segurança do Enem 2016, realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e Inep, com representantes de várias instituições envolvidas na operação, para alinhar a logística da distribuição dos instrumentos de aplicação no exame. O Enem 2016 teve mais de 8,5 milhões de inscritos. A prova será aplicada em 1.727 municípios e 17 mil locais de prova.O primeiro carregamento de provas saiu do local logo após a assinatura da ordem do serviço, rumo aos pontos de armazenagem no interior do país. “O que nos levou a fazer a operação logística dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foi o fato de termos feito todos esses anos o próprio Enem e a distribuição de livros didáticos do FNDE. É uma operação de parcerias, que não se faz sozinho”, declarou José Furian Filho, vice-presidente de Logística dos Correios.
A empresa realiza a operação do Enem desde 2009. Na edição 2016, 15,5 mil empregados dos Correios estarão envolvidos no transporte e distribuição de 77 mil malotes, com 18 milhões de provas e 33 milhões de materiais administrativos, como questionários e atas de presença, entre outros. Ao todo, serão transportados cerca de 2,5 mil toneladas por 300 mil km no país.
A presidente do Inep, Maria Inês Fini, fez um comparativo positivo da operação logística desde a armazenagem até a distribuição das provas: “A operação era quase que artesanal. Nós cuidávamos da segurança, da diagramação das provas, de organizar os elaboradores, enfim, era uma coisa muito nova dentro do próprio Inep. E a evolução é excepcional. A colaboração que nós temos hoje, não só dos Correios, mas de todos os órgãos de segurança do Brasil, nos garantem essa tranquilidade e os Correios são magníficos, porque transportam para nós com segurança toda essa riqueza que conseguimos para nossos alunos”. Fonte: Portal Abemd
Pesquisa: como os brasileiros consomem mídia
A Kantar IBOPE Media entrevistou mais de 20 mil pessoas de ambos sexos das classes AB, C, e DE com idades entre 12 e 75 anos para traçar um panorama dos hábitos e do comportamento do consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas no Brasil em 2015. Especificamente sobre mídia, a análise dos dados do Target Group Index incluiu tendências nos meios TV, rádio, jornais e revistas e internet. Eis algumas das descobertas: 37% dos entrevistados assistem TV e navegam na Internet ao mesmo tempo, 61% consideram que as propagandas na TV são interessantes e proporcionam assuntos para conversas, houve um aumento de 77% no consumo de TV paga entre 2010 e 2015, nos últimos 5 anos o consumo da Internet cresceu 32% no Brasil, 64% acessaram a Internet via smartphones nos últimos 30 dias, a principal atividade nos últimos 7 dias para 84% dos respondentes foi a troca de mensagens instantâneas. Veja o infográfico que resume o estudo em https://br.pinterest.com/pin/2