A história é meio escabrosa e está contada em detalhes na Folha.com. Resumindo, a LG, uma das maiores fabricantes de eletrônicos do mundo, deixou vazar o nome, endereço residencial, CPF, data de aniversário e telefones fixo e celular de quase 72 mil clientes brasileiros.
Mas foi claramente um problema com links, ou seja, um acidente: ao tentar fazer o download do manual de um dos modelos de smartphone da companhia, o LG GT540, o usuário recebia um enorme arquivo contendo uma tabela com a listagem de dados pormenorizados dos clientes. Ou seja, houve .
Lamentável, mas não o pior. O pior foi o descaso com que a empresa tratou o problema. Segundo alguns clientes, “os dados ficaram disponíveis por pelo menos uma semana, dez dias”. E quem tentou alertar a empresa recebeu um mau atendimento. O problema só teria sido resolvido quando a imprensa foi acionada.
Uma pena que algo tão sério e sensível continue tendo um tratamento casual, quase desleixado por parte de grandes corporações. Mais cedo ou mais tarde coisas assim podem causar um prejuízo monumental. E é simples antecipar esse tipo de problema. Se estiverem interessados.