A semana passada foi particularmente agitada no mercado de smartphones. A briga Apple x Samsung voltou com tudo e surgiram fortes rumores de que esta última estaria comprando a RIM, fabricante do Blackberry.
O outro questionamento do título vem a partir da análise das reações das pessoas aos resultados brasileiros nos Jogos Olímpicos. A derrota de alguns atletas pareceu entrar no campo pessoal, com gente querendo, literalmente, mandá-los para campos de concentração.
Até aí, tudo bem, as pessoas têm o direito de reagir emocionalmente, mas as empresas, elas também podem simplesmente entrar nessa “caça às bruxas” e sair trocando atletas não-medalhados por atletas medalhados em suas ações, podendo nos fazer pensar que essa história de investir no esporte é puro blá-blá-blá e o que querem é simplesmente pegar carona em vencedores? Confiram abaixo matérias sobre esses assuntos. Aguardo comentários.
Antes de entrar na discussão, um informação interessante que vem em forma de infográfico: a Umpf, empresa de relações públicas e análise de mídias sociais, comparou compartilhamentos nas principais redes e declarou a Google+ uma “ghost town”, cidade-fantasma. Confira o infográfico em minha página no Pinterest.
Também lá, você vai encontrar uma matéria bem interessante, do Mashable, sobre os produto top no mundo tech da semana passada. Um dos principais destaque é o Phosphor Touch Time, um relógio ultra-nerdy, que tem 7 diferentes interfaces/funções, além de mostrar a hora. São apps que aparecem na tela quando você toca: calculadora, alarme, calendário, hora mundial, cronômetro, lembretes e calendário lunar. Confiram a matéria na minha página no Pinterest.
Guerra de smartphones
A pauta das revistas e publicações especializadas em tecnologia da informação voltou a incluir a guerra das patentes entre a Apple e a Samsung na telefonia móvel. No final de julho (30/7), a revista AllThingsD publicou um resumo das acusações e processos recíprocos que as duas empresas andam a trocar sobre quebra de patentes. Este é o primeiro grande caso da disputa do mercado de smartphones a ir a julgamento depois de seguidas disputas, informou o periódico. A empresa americana acusa a sul-coreana Samsung de copiar seu iPhone e lançar um aparelho muito semelhante por uma fração do preço que ela planejou para seu novo iPhone. Segundo a Apple, a Samsung copiou inovações patenteadas pela Apple e as incorporou em seu aparelho.
O sucesso global do produto sul-coreano, que popularizou o smartphone no mundo, incomodou muito a Apple e sua tradição de produtos caros. E a companhia americana partiu para a guerra. A empresa sul-coreana revidou, processou a Apple e a seleção do júri começou no dia 30 de julho para o julgamento que acontecerá em corte federal na cidade de San José, Califórnia. O caso deverá “arrastar-se até o meio de agosto”, informou a publicação. A Samsung luta para refazer a conta dos royalties que lhe são devidos e as bases que definem sua cobrança. A Apple acredita que o valor dos royalties deverá estar atrelado ao valor das patentes dos componentes que o aparelho. A Samsung defende que o valor do produto no mercado em que este é usado é que deve orientar o pagamento dos mesmos.
Leia a matéria completa no Observatório da Imprensa.
Samsung nega rumores sobre RIM
Informações divulgadas na quarta-feira, 8, informavam que a Samsung estaria estudando a possibilidade de comprar a Research In Motion ou de uma licença sobre o novo sistema operacional para aparelhos móveis da fabricante do BlackBerry. Nesta manhã de quinta-feira, 9, a Samsung tratou de desmentir qualquer possibilidade. A RIM vem enfrentado dificuldades financeiras e está em busca de alternativas para reverter a crise.
O analista Peter Misek, da empresa Jefferies de Wall Street, acredita que a parceria seria interessante para a Samsung em função das baixas vendas com os sistemas Bada e Windows Phone 7. Segundo Misek, o momento da Samsung indica uma aquisição e não uma parceria.
Os rumores fizeram com que as ações da RIM registrassem alta de mais de cinco por cento na manhã de quarta-feira, 8, depois que o analista informou que ela poderia licenciar a Samsung para o uso do sistema operacional BlackBerry 10.
Reproduzido do portal ProXXIma.
Empresa substitui Diego Hypólito por Arthur Zanetti em propaganda na TV
A Sadia substituiu o ginasta Diego Hypólito pelo campeão olímpico Arthur Zanetti em sua propaganda na TV. No novo vídeo, a empresa manteve o nadador Bruno Fratus e o o judoca Leandro Guilheiro, apesar de eles não terem conquistado medalhas em Londres. Leia a matéria completa e assista os vídeos na Folha de S. Paulo.
Tecnisa estimula consumo colaborativo
A Tecnisa lança seu aplicativo ´ConsumoColaborativo´ no Facebook com objetivo de estimular e organizar trocas, empréstimos e o uso comunitário de produtos. O app integra a estratégia de crowdsourcing da companhia e mostra como todos podem se favorecer com o compartilhamento de objetos que não são utilizados com frequência. Além disso, a Tecnisa desenvolve uma série de ações, como Bike Sharing, Car Sharing e Caronetas, para otimizar o uso de recursos e contribuir para um mundo mais sustentável. Leia a matéria completa no portal ProXXIma.
Conferência mundial sobre uso da energia solar acontece no Brasil em 15 de agosto
No próximo dia 15, a mais importante conferência mundial dedicada à discussão das tendências e práticas para o uso da energia solar, a Intersolar South America Summit, será realizada pela primeira vez na América do Sul. A escolha do País justifica-se pelo Brasil ser apontado como o maior mercado para a tecnologia solar no continente. A Intersolar integra a programação do 14º Encontro Nacional de Instalações Elétricas (Enie 2012), que acontece de 14 a 16 de agosto, em São Paulo. O evento é composto pela maior feira especializada do País do setor elétrico e por um congresso de três dias, e reúne o que há de mais avançado em tecnologia de eletricidade para edificações residenciais, comerciais e industriais. A visitação à exposição é restrita aos profissionais do setor, e acontece das 12h as 20h, com entrada franca, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo. Mais informações no site do evento.