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OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO



Tenho visto muitas empresas com altos investimentos em planos mirabolantes de crescimento e que na maioria das vezes conseguem entregar (na melhor das hipóteses) 5 a 15% no final do difícil e doloroso projeto.


Por outro lado, quando nos aprofundamos no entendimento de como estão estruturadas e como funcionam encontramos inúmeras OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO real, apenas corrigindo processos internos e adequando iniciativas estratégicas que podem chegar a 40%.


Quer um exemplo?


1.       Quanto você e sua empresa PERDERAM EM VENDAS no ultimo mês, trimestre, semestre ou até ano, por não terem estoque disponível no momento da venda? – Isto dói muito né? Todo o esforço e investimento foi feito e na hora H, faltou produto! Seu concorrente ganhou nas suas custas! E você deixou de vender? Muitas razões levam a culpa desta perda, mas o PLANEJAMENTO é sempre o vilão da história. Ou porque não enxergou a oportunidade e não fez as compras necessárias em tempo, ou porque acreditou que o fornecedor iria abaixar seus preços e com isso poderia ganhar mais, ou, ou, ou, etc. Não importa se você é fornecedor ou distribuidor.


O que acontece se construirmos uma parceria comercial entre fornecedor e distribuidor, para juntos estudarem o mercado; suas tendências; seu comportamento e histórico de vendas. E possibilitar um re-desenho logístico e de armazenagem, que permita REDUZIR a perda de vendas por falta de estoque? Seria uma solução para crescimento! Tanto dos fornecedores como de seus distribuidores.


Porque é tão difícil construir esta parceria comercial entre fornecedor e distribuidor? DESCONFIANÇA, MEDO, IGNORANCIA e como estamos no Brasil a famosa “Lei de Gerson” – “gosto de levar vantagem em tudo, cerrrrto!” ERRADO!


Seria o mesmo que investir recursos e esforços para trazer a Copa do Mundo para o Brasil e no dia do Torneio faltar bolas na hora do jogo, porque alguém se esqueceu de planejar o volume necessário, o local e a data de consumo.


Somos um país novo, com uma economia ainda mais nova, que ainda permite este “desperdício” na forma de perda de vendas por falta de estoque; mas vai chegar à hora onde estas perdas vão fazer muita falta, para fechar aquele famoso balanço no final do ano.


Nos próximos posts vamos conhecer uma nova tecnologia que permitira esta parceria através do co-gestão dos estoques e demanda. Em inglês V (vendor) M (management) I )inventory).

0 comentário em “OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO”

  1. jmartelli@uol.com.br'
    JOSE MAURICIO MARTELLI MENDES

    Estou vendo que vc gostou do assunto, ein?
    Se precisar de alguem e arrumar um projeto de consultoria nesta area com seus comentarios e livros, to aqui na praia procurando emprego ainda !
    By the way, vc tem metricas da Syngenta neste aspecto!
    Tem alguem alem de vc acreditando no conceito e efetivamente fazendo algo em termos de planejamento neste aspecto?
    Abcs!!
    Mauricio

  2. Porque será que o obvio quase sempre é o mais dificil de ser implementado?
    Todos ficam procurando alternativas mirabolantes e aí, a oportunidade passa.

  3. Em um momento onde fala-se tanto em faltas de produtos. Aqueles que tiverem uma maior gestão com certeza poderá tirar muito proveito da situação. Eu prego muito isto com meus CAtivos.

    Muito boa a matéria.

    Abraços.

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