Publicidade mundial deve encolher 8,5% em 2009



Dados da ZenithOptimedia apontam que a América Latina será a única região que irá crescer, atingindo US$ 30,4 bilhões, mas prevê que em 2011 quase todos já voltarão a ter resultados positivos


 



A ZenithOptimedia publicou seu relatório trimestral com as previsões para os investimentos em publicidade no mundo, trazendo uma boa notícia para a América Latina: enquanto todas as outras regiões, incluindo Europa, Ásia e América do Norte, deverão apontar queda, a nossa região terá um crescimento ligeiro de 0,2%, chegando a US$ 30,4 bilhões.

Já a publicidade mundial somada terá uma queda expressiva de 8,5%, recuando para US$ 456 bilhões, contra os quase US$ 500 bi do ano passado. Na última previsão, divulgada em abril passado, a queda seria menor, de 6,9%.

O destaque negativo seriam as perdas nos dois maiores mercados do mundo, no caso, Estados Unidos, com retração de 10,6% e Europa Ocidental (-9,2%). Os dois deverão retomar o crescimento somente em 2011, mas mesmo assim a publicidade global será menor nessa ocasião do que era em 2007, mostrando que a crise atrasou bastante o desenvolvimento do mercado.

A Zenith espera que em 2011 somente cinco dos mercados analisados (Finândia, Grécia, Holanda, Noruega e Taiwan) não obtenham crescimento.

Bons resultados
A estagnação prevista para a América Latina em 2009 pode parecer ruim frente ao crescimento de 14,5% registrado em 2008 na comparação com 2007, mas emerge como um diferencial positivo quando contraposto aos dados das outras regiões e quando analisado o desenvolvimento da publicidade local para os próximos anos. A expectativa é que a América Latina, além de Ásia e Leste Europeu, retomem o crescimento já em 2010, sendo que em 2011 a nossa região chegaria aos US$ 35 bilhões.

 Além disso, o relatório prevê bons resultados para a publicidade online, que cresceria 10% em 2009 e que pode saltar de 10% para 15% do bolo em 2011; e para países como a China, que com seu crescimento de 5,4%, ultrapassaria o Reino Unido para ser a quarta maior publicidade do mundo (atrás de EUA, Japão e Alemanha), e Índia, que deverá subir 7,7%.

 

( Matéria de Felipe Turlão, publicado no M&M Online)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima