O canal para quem respira cliente.

O perfil do CEO vencedor

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Um estudo chamado “Which CEO Characteristics and Abilities Matter?” (“Quais características e habilidades importam para um CEO?”, em tradução livre), baseado nas personalidades e perfis de mais de 300 CEOs e no desempenho das respectivas empresas, mostrou que um presidente de empresa de sucesso não é o mais criativo, o mais ouvinte, ou o mais sensível. O presidente com melhor desempenho é aquele com capacidade de trabalho repetitivo, detalhista e observador. Ou seja, pessoas relativamente até mais tediosas e sem graça provaram ser melhores frente a uma empresa do que as mais extrovertidas, cordiais e abertas a novas experiências.

 

Ivan Witt, head hunter e sócio da Steer Recursos Humanos, justifica o resultado e confirma o perfil da maioria dos profissionais selecionados para cargos de diretoria, como sendo aqueles mais reservados com habilidades de organização e execução. Mas para o especialista, não são estes CEOs que têm novas idéias, criam produtos excepcionais, e ditam o futuro. “Os destemidos e multidimensionais é que são os empreendedores, os que implantam o negócio sem medo de errar. Depois, entregam-no para um CEO tocar adiante os projetos, executando-os com a habilidade e disciplina exigida”, explica.

 

Segundo Witt, a tendência do mercado no futuro próximo é ter um aumento significativo nos perfis de empreendedores, mais do que de executores. “São os presidentes das empresas reservados, disciplinados e de baixo apelo aos funcionários que levam vidas estafantes, imersos nas metas e nos resultados, esquecendo-se das outras dimensões da vida, não se dedicando a nada além do trabalho. Por isso, seus filhos, e até a própria equipe, não querem seguir esse modelo”, explica. Para Witt, o Brasil que já tem um número expressivo de empreendedores, vai aumentar, e muito, esse indicador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima