Um instrumento como esse pode tornar mais simples e mais intuitivo ensinar as pessoas a codificar
BAYOU é uma ferramenta de aprendizado de máquina (machine learning), ou seja, uma vertente da inteligência artificial que se baseia na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
Ela foi desenvolvida por uma equipe de cientistas da computação da Universidade de Rice, nos EUA, com financiamento dos militares americanos e do Google, e basicamente funciona como um mecanismo de pesquisa para a codificação: você insere que tipo de programa deseja criar com algumas palavras-chave e ela emite o código Java que desempenha a função que você está precisando, com base no seu melhor palpite.
Um instrumento como esse pode tornar mais simples e mais intuitivo ensinar as pessoas a codificar, já que elas podem, algum dia, usar essa IA para gerar exemplos de código ou até para verificar seu próprio trabalho. Neste momento, a BAYOU ainda está nos estágios iniciais. A equipe por trás da tecnologia ainda está provando que ela realmente funciona,
Para criar a ferramenta, os cientistas alimentaram o código-fonte de cerca de 1.500 aplicativos para Android, que chega a 100 milhões de linhas de código em Java, na rede neural da BAYOU, resultando em uma IA que pode programar outro software.
Se o código que a BAYOU leu incluía qualquer tipo de informação sobre o que ele faz, então a ferramenta também aprende como esses programas funcionam.
Um artigo descrevendo o desenvolvimento da BAYOU e que tipos de problemas ela pode ajudar os programadores a resolver foi publicado, em inglês, no site gratuito arXiv.
Fonte: Futurism