VMI (Vendor Management Inventory) – “Um velho conhecido de cara nova”.
È um “velho conhecido” estava voltando na minha vida, mas agora de “cara nova” e com um outro nome em inglês – VMI. Isto mesmo se buscarmos os conceitos de VMI vamos encontrar uma similaridade brutal com o famoso CRM Transacional, onde somente as interações comerciais são armazenadas e com elas as empresas podem gerar ofertas e soluções comerciais adequadas aos seus clientes; aproveitando as oportunidades geradas pela interação das informações.
Depois de trabalhar quase 2 anos neste projeto, imagino que o VMI foi criado como solução para muitos problemas de implementação de uma estratégia de CRM, muitos foram os projetos que afundaram durante o percurso por falta de objetividade de seus líderes.
“Se o CRM não deu certo, não desista, tente primeiro o VMI”
Reflita comigo,
– Para que interessa a empresa o nome da sogra ou o aniversario de casamento do cliente?
– Em que essa informação poderá ser revertida como oportunidade de crescimento comercial ou de relacionamento empresa x cliente?
– Quanto de recurso será investido para capturar estas informações? Compensará?
Quando formos tratar de conceitos de um VMI e sua correlação com o CRM, talvez assim aquele projeto engavetado em sua empresa possa ganhar uma nova oportunidade de ser colocado em prática; ou mesmo aquele sentimento de busca por relacionar-se com seus clientes, rejeitado anteriormente tão doloridamente possa retornar.
Então aqui vai meu primeiro conselho:
Se quiser entrar para o mundo do CRM, comece acertando!
Comece com um projeto de VMI!
E o melhor, no VMI tudo é automático, não depende de gente alimentando ferramentas tecnológicas. Se sua empresa não estava pronta para o CRM, comece pelo VMI, com isso a maturidade de sua empresa vai chegar e a possibilidade de interagir com seus clientes será uma realidade. Parece difícil ou caro para sua empresa? Pura ilusão.
Você e sua empresa já possuem a maioria das informações, guardadas a set palmos de terra no sistema de ERP que faz toda a gestão de suas informações; basta desenterrá-lo que muitas oportunidades vão aflorar
Se sua empresa já trabalha com as informações financeiras, aconselho, caso queira tirar mais proveito ainda delas, a realizar workshops internos buscando com a interação entre diferentes deptos. encontrar novas oportunidades de captura de oportunidades. Acredito que uma iniciativa de VMI é a porta de entrada para um CRM; não requer prática nem grandes investimentos em ferramentas tecnológicas, afinal você e sua empresa já têm o “bando” de dados (seu sistema transacional), bastando apenas ter um grupo de “garimpeiros” que fiquem procurando oportunidades ocultas e não percebias facilmente no atropelo do dia a dia, principalmente nos deptos. de faturamento e expedição.
VMI é uma estratégia que permite a empresa fornecedora, através de uma ferramenta tecnológica conhecer em tempo real toda a movimentação de seus produtos em cada cliente, revendedor ou consumidor. Com isto poderá planejar com maior eficiência toda a reposição de produtos necessária, bem como toda sua linha de produção com o menos custo operacional.
Agora pense comigo, do que adianta todo o investimento em qualidade, propaganda e na marca, se quando o consumidor chegar ao ponto de venda não encontrar o produto?
Você enquanto consumidor, deixa de comprar e vai para outro ponto de venda procurar pelo produto não encontrado ou compra outro que considera similar? E já pensou que se o outro produto satisfizer ou superar a sua expectativa, vai mudar de marca?
A estratégia de VMI vai permitir aos fornecedores buscar a excelência operacional na produção e logística de entrega que vai abastecer os pontos de venda, evitando a possibilidade de perda de vendas ou ruptura nos estoques.
Por isso, a gestão dos estoques (VMI), hoje vem se tornando uma ferramenta muito procurada pelos fornecedores e com resultados imediatos e vantajosos, tanto para eles como para os seus clientes.
Se sua empresa não estava pronta para o CRM, comece pelo VMI, com isso a maturidade de sua empresa vai chegar e a possibilidade de interagir com seus clientes será uma realidade.
|Gostei do artigo , e bom que comecem com algo que dê a visão do cliente como um todo e com a estrategia de conhece -lo realmente, dando a atenção aproriada.