A leitora ou leitor poderá não acreditar, mas nos últimos meses constatei que, para se conseguir o atendimento justo e passar pela incompetência e desleixo de algumas centrais de serviço é necessário um “pistolão”. Minha avó, no passado, quando alguma coisa se apresentava difícil de ser conseguida, principalmente nos órgãos públicos, dizia “isso, só se você tiver um bom pistolão!”. Para os mais novos, “pistolão” era aquele indivíduo bem relacionado, influente, cuja ação abria as portas, derrubava barreiras. Umas vezes ter um “pistolão” significava estar bem relacionado, outras vezes precisava se pagar algum.
Vocês sabem o que é “pistolão”??
Na linguagem de hoje, mais sofisticada, chama-se networking, relacionamento. Se você conhece a pessoa certa, talvez ultrapasse barreiras sem sentido e tenha seu assunto resolvido. Se não, é melhor buscar um. Mas não se desesperem, pois as redes sociais estão aí, e acreditem, elas podem ajudar, e muito.
as redes sociais funcionam sim. Usem-nas sempre que se sentirem lesados. Alguém vai prestar atenção; somente com influência e níveis hierárquicos altos se pode ter acesso a um atendimento digno ou como dizia minha avó: “isso aí só se você tiver um pistolão”.
Quem sabe a gente insiste e acaba consertando isso!
Aguardo seu comentário.
Até a próxima!