O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Branding se apresenta como fator primordial para impulsionar empresas em 2024, diz especialista

Comunidade de marca, uso de inteligência artificial posicionamento sobre questões ambientais e sociais são tendências para o próximo ano

À medida que o tempo vai passando, as exigências dos consumidores vão ficando ainda maiores, e em 2024 não será diferente. Para se destacar no mercado, as empresas devem ter o branding como aliado, investindo em estratégias consistentes, criativas e inovadoras, é o que sugere a Estrategista de Marca e proprietária da Desencaixa Branding, Céu Studart. 

“O ano de 2024 vai mostrar ainda mais para as empresas a necessidade do branding. Acredito que haverá um fortalecimento ainda maior, pois estamos vivendo um cenário de muita concorrência, produtos semelhantes, saturação da mídia paga, e isso acaba reforçando a necessidade do branding, pois há um grande apelo pela geração de valor e experiências memoráveis para os clientes”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, uma das tendências para 2024 é fortalecer a conexão emocional entre marca e consumidor. Essa proximidade faz com que o cliente não só goste da marca como indique para outras pessoas. Estudos revelam que quando o cliente não tem relação de proximidade com a empresa, existem apenas 43% de chances de indicá-la para alguém.

 “É importante a comunidade de marca. O consumidor quer ser ouvido, mas não só isso. Hoje, ele quer ser atuante e protagonista. Então, as empresas têm que trazer o protagonismo para eles, tanto no desenvolvimento de produtos, como na geração de conteúdos personalizados para essas marcas. Por isso é necessário criar esse vínculo para gerar um sentimento no consumidor de que ele é um partícipe dos processos da marca”, ressalta Céu Studart.

Inteligência artificial e ESG

Um levantamento realizado pela Kantar identificou várias tendências significativas para o próximo ano. Uma delas é a ascensão do uso da inteligência artificial (IA) no processo criativo, com 67% dos profissionais de marketing demonstrando otimismo em relação às possibilidades da IA generativa.

Mas, segundo Céu Studart, é preciso garantir a personalização para que essa ferramenta represente bem a marca, conseguindo transmitir o jeito de ser da empresa, os valores, e a forma como ela se comunica com seu público.

Ainda de acordo com a análise da Kantar, 2024 será favorável para empresas que se posicionem claramente em questões sociais e ambientais, mantendo consistência com a identidade de suas marcas. A autenticidade ao tomar posição sobre temas relevantes para a sociedade será fundamental para estabelecer conexões emocionais sólidas com os consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima