O canal para quem respira cliente.

São Paulo, Brasil - 29 de janeiro de 2022, 01:47

Casos de uso de computação quântica estão aparecendo cada vez mais — o que você precisa saber

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Um ecossistema de computação quântica em expansão e casos de uso de negócios emergentes prometem criar um valor significativo para as indústrias — se os executivos se prepararem agora. A McKinsey fez uma pesquisa abrangente sobre o assunto. Leia abaixo a introduçao do estudo.

Os avanços acelerados na computação quântica estão servindo como lembretes poderosos de que a tecnologia está avançando rapidamente em direção à viabilidade comercial. Apenas nos últimos meses, por exemplo, um centro de pesquisa no Japão anunciou um avanço no entrelaçamento de qubits (a unidade básica de informação no quantum, semelhante aos bits em computadores convencionais) que poderia melhorar a correção de erros em sistemas quânticos e potencialmente tornar grandes escala de computadores quânticos possíveis. E uma empresa na Austrália desenvolveu um software que demonstrou em experimentos melhorar o desempenho de qualquer hardware de computação quântica.

À medida que as descobertas aceleram, os investimento estão fluindo e as startups de computação quântica estão proliferando. As principais empresas de tecnologia também continuam a desenvolver seus recursos quânticos: empresas como Alibaba, Amazon, IBM, Google e Microsoft já lançaram serviços comerciais em nuvem de computação quântica.

Toda essa atividade não se traduz necessariamente em resultados comerciais. Embora a computação quântica prometa ajudar as empresas a resolver problemas que estão além do alcance e da velocidade dos computadores convencionais de alto desempenho, os casos de uso são amplamente experimentais e hipotéticos neste estágio inicial. Na verdade, os especialistas ainda estão debatendo os tópicos mais básicos para a área .

Ainda assim, a atividade sugere que os CIOs e outros líderes que estão de olho nas notícias da computação quântica não podem mais ser meros espectadores. Os líderes devem começar a formular suas estratégias de computação quântica, especialmente em indústrias, como a farmacêutica, que podem colher os primeiros benefícios da computação quântica comercial. A mudança pode ocorrer já em 2030, pois várias empresas prevêem que irão lançar sistemas quânticos utilizáveis ​​nessa época.

Para ajudar os líderes a começar a planejar, conduzimos uma extensa pesquisa e entrevistamos 47 especialistas em todo o mundo sobre hardware, software e aplicativos quânticos; o emergente ecossistema de computação quântica; possíveis casos de uso de negócios; e os motores mais importantes do mercado de computação quântica.

Leia o resumo do estudo aqui (em inglês)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima