Preço, frete e cupons de desconto são decisivos na hora de fechar a compra
Uma pesquisa recente sobre a intenção de compra para a Black Friday 2021 (26/11), mostrou que mais de 87% dos consumidores pretendem fazer compras e devem investir mais do que no ano passado. O levantamento realizado pela rede Pelando foi feito em setembro e contou com a participação de mais de 350 pessoas de todo o Brasil.
Uma das principais datas do calendário varejista, a Black Friday também é muito esperada pelos consumidores, tanto que mais de 61% deles já sabe o que vai comprar nesta edição, contra 38% dos indecisos. Com investimento médio entre R$1.000 e R$2.000, a maioria dos entrevistados deve realizar suas compras em lojas online (84%), enquanto 16% deles pretendem utilizar lojas onlines e lojas físicas.
Atentos às condições do varejo, a maioria dos consumidores prioriza quatro fatores na hora de fechar a compra: preço bom (68,5%), frete grátis (12%), cupons de desconto (8,8%) e confiança na loja (5,6%). Em contrapartida, o alto custo do frete é eliminatório para 32,4% dos respondentes, seguido por loja mal avaliada ou desconhecida (28,5%), comentários negativos de outros consumidores (20,6%) e poucas condições de pagamento (8%).
De olho nas super promoções da Black Friday, mais de 68% do grupo entrevistado afirmou que já começou a se programar com antecedência. Amazon, Americanas e Magazine Luiza lideram a preferência de lojas dos consumidores brasileiros. Já a lista de desejo nacional é composta por eletrônicos, que saem em disparada com 71,4% de intenção de compra, seguidos por itens de informática (56,9%), celulares e smartphones (38,3%) e eletrodomésticos (33%).