
“O estudo mostra que o consumidor está cada vez mais informado, com acesso a diferentes tecnologias (celular, TV digital, quiosque e Internet) e, por isso, cada vez mais exigente”, afirma Alejandro Padron, líder da área de consultoria da IBM Brasil para o segmento de varejo. “O varejista precisa se preparar para esse cenário, em que o consumidor é o protagonista, investindo em múltiplos canais de venda e tecnologias que os consumidores querem usar, especialmente com foco na chamada Geração Y”, completa.
Outra tendência apontada pelo estudo é que os empresários deste setor devem considerar a tecnologia como um caminho para se diferenciar e atender às demandas e preferências dos consumidores, integrando todos os canais numa única experiência de compra. “Os consumidores querem comprar usando múltiplas tecnologias e os brasileiros, em especial, estão mais abertos às novidades. 68% dos entrevistados afirmaram que seguiriam um varejista numa rede social”, exemplifica Padron.
No Brasil a pesquisa contou com cerca de três mil entrevistados, sendo que 71% afirmaram estarem dispostos a recompensar o varejista com fidelidade e até mesmo pagar um pouco mais por serviços personalizados e promoções customizadas. “Os consumidores comunicam-se entre si e sabem o que querem. Para conquistá-los é preciso acessá-los por meio de seus canais preferenciais. Por isso, as tecnologias estão reformatando o setor”, afirma.
Os consumidores vão definir o futuro do varejo, criando oportunidades de inovação para as redes ampliarem os canais alternativos. O estudo apontou ainda que 96% dos brasileiros acessam a Internet para pesquisar preços, 50% estão dispostos a usar duas ou mais tecnologias para realizar suas compras e mais de 80% têm o desejo de colaborar e co-criar na oferta de serviços e projetos de merchandising.