Ao contrário do varejo físico, o Dia dos Namorados foi uma ótima oportunidade para os varejistas do comércio eletrônico brasileiro aumentarem suas vendas. O setor chegou a um faturamento de R$ 1,65 bilhão este ano. O que representa uma variação positiva de 16% na comparação com 2015. O levantamento realizado pela E-bit, unidade especializada em informações de comércio eletrônico, é referente aos 15 dias que antecederam a data. Além disso, constatou-se ainda um aumento de 8% no número de pedidos ante 2015, ultrapassando os 4 milhões.
O valor do tíquete médio foi de R$ 410. As categorias de produtos mais vendidas neste ano foram: livros; eletrodomésticos; telefonia/celulares; moda e acessórios; casa e decoração. “Com o atual cenário de retração do varejo offline, o comércio eletrônico teve um saldo positivo neste Dia dos Namorados, como vem acontecendo também em outras datas comemorativas. Os consumidores estão mais atentos e dispostos a aproveitarem as vantagens da compra online e assim conseguem encontrar ofertas atrativas neste ambiente”, comenta Pedro Guasti, CEO da E-bit.
M-commerce
Outro destaque foram as compras realizadas por meio dos dispositivos móveis. De acordo com o levantamento, o mobile commerce foi responsável por mais de 761 mil pedidos, representando 18,8% das transações. O faturamento gerado foi de R$ 281,5 milhões e o tíquete médio, neste caso, ficou em R$ 369. “Identificamos mais uma vez a evolução das compras realizadas por meio do mobile, cuja participação foi significativa dentro do total de pedidos, o que tende a crescer ainda mais à medida que os comerciantes se atentarem à investirem em sites responsivos e apps”, conclui Guasti.