1Planning obtém resultados com padronização

0
14

A1Planning, provedora brasileira focada em soluções corporativas de mobilidade e gestão do conhecimento, encontrou uma forma prática de reduzir os custos no processo de desenvolvimento de software. A maneira foi padronizar seus processos de gerenciamento de projetos, alinhando-os dessa forma à metodologia do instituto norte-americano PMI (Project Management Institute), um dos mais conceituados da área. Como resultado imediato, a empresa diminuiu em cerca de 40% a taxa de retrabalho.

Para a 1Planning a qualidade de seus processos e produtos é fundamental para oferecer ao mercado o que há de melhor em tecnologia móvel. A empresa padronizou seus processos e aplicou métricas de acompanhamento para aferição da qualidade. “Pretendemos utilizar as melhores práticas e métodos de gerenciamento de projetos e de desenvolvimento de software. Já fizemos a primeira parte da lição de casa. O próximo passo, agora, é a obtenção do CMM nível 2”, afirma Flavio Valls, gerente de projetos da 1Planning.

Vários fatores influenciam o sucesso de um produto ou serviço prestado junto ao cliente. Preço e qualidade são dois deles. Com a padronização de processos de desenvolvimento de projetos, a 1Planning garante soluções de tecnologia móvel a preços competitivos sem abrir mão da qualidade. Para o executivo da 1Planning, esse é um fator primordial, pois a empresa consegue mostrar ao cliente que os métodos de seus processos são praticados de acordo com uma metodologia de qualidade reconhecida mundialmente, como é o do PMI.

Cumprimento de prazos também é essencial para uma relação duradoura entre cliente e fornecedor. Por isso, a 1Planning acredita que a gestão eficaz de projetos tem papel fundamental nos seus negócios. Os métodos utilizados pela empresa para o gerenciamento de projetos previnem contra o risco de possíveis desvios nos processos, o que acabaria prejudicando os prazos. “Temos total controle sobre nossos projetos. Ao sinal de qualquer atraso em algum dos processos ou erro ocasional, temos tempo hábil de corrigi-los sem afetar os prazos firmados com o cliente de cada fase do projeto”, explica o executivo, ressaltando que a 1Planning está 100% apta a finalizar projetos dentro do prazo previsto.

Na prática, a 1Planning controla periodicamente processos, decisões, mudanças no escopo e demais fatores críticos de cada projeto. Segundo Valls, tudo é documentado e acompanhado de perto pela gerência de projetos.

Resultados

A 1Planning colhe importantes resultados com a adoção do gerenciamento de projetos. A taxa de retrabalho, que diminuiu em cerca de 40%, também resultou em redução de custos. “As práticas e os métodos que adotamos reduziram drasticamente o tempo de desenvolvimento e execução de projetos. O melhor disso tudo é que os grandes beneficiados com a visão da 1Planning em focar-se na obtenção e prática de disciplinas de qualidade são os nossos clientes”, comemora Valls. O executivo calcula que a redução de custos está entre 20 e 30%.

Com o sucesso do primeiro passo em busca da qualidade total de seus produtos e serviços, a 1Planning já tem a próxima meta definida. A empresa está direcionando boa parte de seus esforços para a conquista do CMM (Capability Maturity Model) Nível 1 – o mais importante padrão internacional de qualidade em desenvolvimento de software. Embora já venha adotando as práticas definidas pelo CMM há cerca de um ano, nos últimos meses a empresa contratou os serviços de uma consultoria especializada no assunto para conquistar de fato o certificado. “Acreditamos que no segundo semestre de 2005 alcançaremos mais esse objetivo”, prevê o gerente de projetos.