Cristiano Viola, diretor de operações da Greystar

A aposta em um novo conceito de moradia de aluguel

Diretor de operações da Greystar conta os detalhes da implementação do modelo multifamily no Brasil

No Brasil desde 2019, investindo em um portfólio de empreendimentos de luxo dentro do conceito multifamily, a americana Greystar começa agora a traçar também os planos de estender o projeto para a classe média. Já com cinco projetos em operação e quatro em desenvolvimento, todos na capital paulista, a empresa se esforça para disseminar esse modelo comunitário de moradia, com locações flexíveis e espaços de lazer, academia, salas de yoga e pilates, coworking, phone booths, piscina, sala de cinema, karaokê, sky rooftop, lounge de contemplação, entre outros. Detalhando as pesquisas de tendências comportamentais que regem as tomadas de decisões para avançar nessa área, Cristiano Viola, diretor de operações da Greystar, participou, hoje (24), da 1075ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Fundada em 1993, nos Estados Unidos, a companhia nasceu com um DNA para gestão operacional de imóveis residenciais voltados para renda. Com o passar do tempo, houve a percepção de que possuía grande conhecimento também da parte do desenvolvimento da estruturação do ativo físico e da demanda prevalecente nos clientes. “Ou seja, entendendo nossa capacidade de criar projetos a partir desses conhecimentos sólidos, desenvolvemos uma estratégia de captar investidores, fundos de pensão, fundos de investimentos de longo prazo, numa tese pautada, no desenvolvimento, na operação e no retorno do investimento, que são as três bases de operação da Greystar. Em 2018, a partir das intenções de um dos investidores de criar empreendimentos no Brasil, chegamos aqui no ano seguinte estabelecendo uma joint venture com a Cyrela e a SKR que resultou no projeto Ayra, com o lançamento dos primeiros prédios multifamily aqui no País.”

Nessa linha, a empresa já lançou três empreendimentos já em operação e mais quatro em desenvolvimento, sendo o primeiro deles o Ayra Pinheiros, totalmente ocupado. “Trata-se de uma região privilegiada, com vários acessos importantes, além do que, de fato, o residente tem um estrutura para chamar de casa dentro desse prédio, no mesmo modelo dos que estão em construção nos bairros de Moema, Vila Madalena, Brooklin, Perdizes e o recém-inaugurado que é o Ayra Higienópolis.” Segundo o diretor, a companhia chegou à América do Sul, via Chile, em 2016, onde a operação está mais madura com relação à moradia multifamily, “e onde as pessoas já entendem ser essa a melhor opção para morar e ter uma vivência, contando como uma gestão que acompanha o dia a dia dos moradores. Os investidores também já compreenderam que é uma excelente opção de longo prazo, com entrega de retornos recorrentes e consistentes. Enquanto no Brasil, temos 10 mil unidades construídas ou em desenvolvimento, no Chile já chegamos a 100 mil em operação.”

Vindo de longa experiência operacional no segmento de hotelaria de luxo, Cristiano chegou à Greystar em 2022 para ajudar a deslanchar os projetos e chegar rapidamente aos patamares chilenos. “Temos um trabalho grande pela frente para mostrar aos brasileiros as vantagens da moradia multifamily, mas conto com uma estrutura nos Estados Unidos e na Europa, da maior empresa do setor, que posso acessar a qualquer momento para acelerar nosso movimento por aqui.” Segundo explicou, a empresa tem um processo de pesquisa por meio do qual vai mapeando o que ocorre nos apartamentos que gere pelo mundo, tentando entender as tendências e identificando os comportamentos para adaptar esses novos processos à cultura local. Citou alguns exemplos concretos, como o crescimento da cultura pet nas moradias mutifamily.

No decorrer da live, ele respondeu uma questão da audiência sobre os planos para alcançar a classe média brasileira. De acordo com o executivo, esse o próximo foco da Greystar, com os estudos já em andamento e uma outra concepção, diminuindo as áreas comuns, construções modulares ou em retrofit, mas dentro do mesmo conceito multifamily. O diretor traçou ainda os perfis dos moradores dos empreendimentos.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1074 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (25), com a presença de Stefano Mazzaferro, country manager da inDrive, que abordará o desafio da disrupção na mobilidade urbana; na quarta, será a vez de Pedro Guimarães, head de produtos do Ouribank; na quinta, Cristiane Macedo, diretora de serviços da Ituran Brasil; e, encerrando a semana o Sextou debaterá o tema “Reputação digital: Como garantir presença positiva da marca?”, reunindo Beto Almeida, CEO da Interbrand, Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil, Raffael Mastrocola, CEO da Jellyfish Brasil, e  Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima