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A aposta está na velocidade

Na medida em que mais consumidores utilizam dispositivos móveis – para o pagamento de bens e serviços, assistir a vídeos, operar suas casas inteligentes, e muitas outras funções – os provedores de serviços móveis devem expandir suas ofertas digitais e manter redes de alto desempenho para atrair e manter (fidelizar) os clientes, de acordo com a pesquisa da Accenture Mobile Web Watch 2013. 
A Accenture entrevistou mais de 30 mil consumidores em 26 países – entre eles o Brasil – para entender o que os prestadores de serviços de telecomunicações devem fazer para alcançar as expectativas de seus consumidores, cada vez mais conectados e em busca do imediatismo e do maior controle de suas opções de entretenimento e comunicação digital. 
 
A pesquisa global mostrou que a velocidade das conexões de internet móvel foi o termo mais citado por todos os consumidores como o principal diferenciador das empresas de Telecom. Exatos 97% de todos os entrevistados citaram a velocidade como fator importante, e 78% disseram que há algum espaço para melhorias. Além disso, quase dois terços (63%) disseram que pagariam taxas mensais adicionais para o serviço de Internet móvel, que seria 10 vezes mais rápido do que sua conexão atual, indicando que os investimentos dos prestadores de serviços em redes de dados de alta velocidade, tais como 4G, poderia colher benefícios.
 
No entanto, existem disparidades na disponibilidade dos consumidores para pagar por mais velocidade. Por exemplo, em mercados maduros, o percentual de consumidores que pagariam uma taxa extra para a conexão 4G é menor (57% de todos os entrevistados nesses mercados), com exceção da Itália (71%) e Finlândia (70%).  Já nos mercados emergentes, três quartos (76%) dos usuários de internet móvel pagariam mais para a conexão 4G, sendo que os clientes no Brasil e na Rússia (83% em cada país) estão dispostos a pagar ainda mais.
 
Além do tema de velocidades de transmissão, a pesquisa também mostrou que os provedores devem fornecer um serviço de excelente qualidade para satisfazer os clientes. Quase todos os entrevistados (96%) afirmaram que a qualidade da rede é importante, seguida de perto por sua área de cobertura (95%) e velocidade de conexão (95%). Mais surpreendentemente, 94% dos entrevistados disseram que o custo de dados é um pouco menos importante do que a qualidade, a cobertura, ou a velocidade de conexão, e 89% disseram que o serviço ao cliente é importante.
 

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