A avaliação das companhias aéreas nas redes sociais

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A Social Agency, agência do grupo E.life especializada em ações de marketing online coletou 37.896 depoimentos de internautas no twitter sobre as quatro grandes companhias aéreas que atuam no Brasil – Avianca, Azul, Gol e TAM -, com o objetivo de analisar a performance dessas marcas nas redes sociais.
De acordo com o estudo, a TAM foi a campeã de comentários com 20.783, seguida pela Gol com 9.263, e a Azul, que aparece em 3.557 depoimentos.  Já a Avianca foi classificada como a companhia que possui o melhor atendimento de bordo, mas ficou em quarto lugar no ranking, com 3.193 comentários.


De acordo com a pesquisa e baseado nas mensagens do twitter, a avaliação de cada uma das companhias aéreas ficou da seguinte forma:


Avianca – Presente no Facebook, no Flickr, no Twitter e no Youtube, possui uma fan page com 60 mil fãs e conta com 11 mil seguidores no twitter. Os temas discutidos esses canais são promoções, descontos, dicas turísticas e culturais, além de concursos. Mesmo sendo considerada pelos internautas como a companhia que possui o melhor atendimento de bordo, muitos alegaram ter tido problemas com a companhia.


Azul – Atua no Facebook, Google+, Twitter e Youtube. Possui 298 mil seguidores em sua fan page e 88.176 no Twitter. Com o slogan “Você lá em cima”, é conhecida por preços acessíveis e enfatiza a divulgação de promoções e descontos.


GOL – Opera em sete redes sociais: o blog próprio, Facebook, Flickr,  Google+, Orkut, Twitter e Youtube. Possui 780 mil fãs na fan page e 132 mil seguidores no Twitter. Tem como principais temas destinos turísticos, promoções e os posts de engajamento. De acordo com a pesquisa, as promoções de passagens aéreas e o Programa Smiles foram os temas mais falados pelos internautas. No entanto, a empresa recebeu comentários negativos de alguns usuários, que tiveram suas malas violadas e outros fizeram críticas ao atendimento.


TAM – Age no blog da marca, no Facebook, Flickr, Twitter e no Youtube. Possui 351 mil seguidores no microblog e 160 mil pessoas credenciadas à fan page. Como temas principais destaca ofertas, promoções, dicas sobre destinos, entrevistas e eventos.