Um dos principais impulsos para as transformações do mercado foi o amadurecimento do relacionamento pelos canais digitais, assim como a escalada das classes econômicas do país, na opinião de Efraim Kapulski, presidente da Abemd. Em entrevista exclusiva, o executivo comenta as principais mudanças dos últimos 10 anos.
ClienteSA – Quais as principais mudanças que enxerga do mercado nesses últimos 10 anos?
Efraim Kapulski – Uma das grandes mudanças foi o surgimento e a consolidação dos meios digitais, que se transformaram em poderosos canais de comunicação. Vimos também o aumento da classe média e o crescimento do consumo. Todo esse cenário gerou uma nova cultura de relacionamento. As empresas precisam, cada vez mais, entender os consumidores para oferecer produtos e serviços personalizados. Os consumidores, por sua vez, estão mais exigentes e conscientes. Agora, as marcas não podem mais ‘falar pela metade’ e precisam estar abertas ao diálogo.
Quem era a Abemd há 10 anos e quem ela é hoje?
A Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto, já era uma entidade bem estruturada há 10 anos, com um consistente corpo associativo e um mercado em franca evolução. Hoje, praticamente todos os maiores usuários e fornecedores do setor integram o corpo associativo. Nesse período, no entanto, uma série de ações foi levada a cabo a fim de acompanhar o desenvolvimento do mercado, sobretudo com o advento e consolidação das mídias digitais no relacionamento das marcas com os consumidores.