A convergência digital e suas influências

0
25


Rogério Vedovato

Atualmente os conceitos do universo high tech já são realidade em diversos segmentos de empresas nacionais e internacionais. A tecnologia da informação surge como uma ferramenta diferenciadora que permite melhores resultados, pois seu uso traz vantagem competitiva para qualquer empreendimento. Afinal, o uso de soluções não possuídas pela concorrência possibilita elevação de custo na prestação de serviços e produtos e, conseqüentemente, obtenção de maior lucratividade. O uso de sistemas de ponta traz vantagem competitiva e reafirma a posição da convergência de mídias diversas.

A atualização constante das tecnologias convergentes provoca inovações em custos. A fase introdutória precisa de um período de amadurecimento, para ser disseminada entre os consumidores. Entretanto, o investimento se traduz em vantagem competitiva. O alcance de soluções inovadoras, com resultados medidos e refletidos no faturamento global de uma companhia, desmistificam a complicação em se utilizar as novidades apresentadas ao mercado. Quando se atinge a maturidade, os sistemas são desmistificados e se tornam atrativos aos usuários. Chega o momento das facilidades para vender e participação real nas atividades do público. Quem oferece primeiro, traz qualidade e sai na frente da concorrência.

A tecnologia da informação, portanto, reflete diretamente nos resultados do produto final, pela agilidade que promove, redução de custos, aumento das vendas e até em encontros virtuais, que acontecem em tempo real.

Este contexto demanda que os setores de tecnologia, comunicação e marketing de uma companhia trabalhem simultaneamente. Ambos têm como meta antecipar tendências, e para isso nada melhor do que operar em conjunto. Os processos internos para sustentar e fidelizar a imagem de uma corporação são movidos de forma 100% mais rápida quando comparados aos arquivos e papéis utilizados em décadas passadas. Assume hoje a dianteira quem conseguir, na interação com o cliente, trafegar dados, imagens, vídeos, sons e outras informações essenciais.

O telefone IP, por exemplo, hoje já é visto como meio principal de redução de custos para um callcenter ou uma companhia que utiliza PABX convencionais para interligar ramais por meio de uma central direta. A infra-estrutura utilizada para enviar e-mails é a mesma empregada para passagem de voz, como um pacote de dados. Os custos com telefonia e banda larga são os mesmos, inclusive para chamadas interurbanas e internacionais.

Outra facilidade fica por conta do acesso móvel oferecido pela estrutura operacional com reflexo nos resultados estratégicos. O chamado Wireless (sem-fio) transfere a dificuldade de se trocar informações para uma comunicação linear, ultrapassando as barreiras do contato por sistemas ligados por meio de cabos. A realidade hoje já é vista em profissionais que desenvolvem seu trabalho sem a necessidade de estar sentado em uma mesa diante do computador. O acesso sem fio permite navegar na Internet, desde que o local esteja com área de cobertura suficiente e a sua rede esteja protegida.

A implantação de tecnologia de ponta para convergir soluções antigas, mesmo que já informatizadas, é uma tendência mundial que traz credibilidade, com reflexos diretos nos rendimentos da companhia. A inovação tecnológica é fator fundamental para o sucesso das empresas nos dias de hoje. Informatizar é preciso, inovar é fundamental.

Rogério Vedovato é especialista em comunicação e Diretor de Marketing da Telsinc.