Como alinhar o programa de atividades – incluindo uma rede potencial de parceiros externos – de forma a criar uma estratégia de oceano azul na prática? Quando e como renovar os oceanos azuis ao longo do tempo? O que são as armadilhas do oceano vermelho e como evitá-las? Essas são algumas das principais perguntas que motivaram os autores e professores de estratégia e gestão, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, a escreverem a edição estendida de “A estratégia do oceano azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante”. Um best seller com mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos em 43 idiomas, que desafia crenças consolidadas na área de estratégia. O propósito da estratégia do oceano azul é muito objetivo: permitir que qualquer organização – grande ou pequena, iniciante ou veterana – assuma o desafio de criar oceanos azuis para maximizar oportunidades e minimizar riscos.
Para auxiliar as organizações a responder aos novos questionamentos, Kim e Mauborgne apresentam, nessa edição, um método simples e ao mesmo tempo abrangente para garantir que os componentes-chave de um negócio, desde valores a lucros e pessoas, estejam alinhados a ponto de suportar as mudanças estratégicas exigidas pela estratégia do oceano azul. Trazem cases de sucesso e de fracasso em alinhamento para mostrar não só como atingi-lo em ação, mas também como ele pode dar errado.
Outro retorno às demandas dos líderes atuais são ensinamentos para transformar a conquista estática da criação dos oceanos azuis em um processo dinâmico de renovação. Tanto no nível do negócio quanto no corporativo, para empresas multinegócios. Afinal, um dos desafios das empresas é renovar os oceanos azuis ao longo do tempo, já que todo oceano azul será, em algum momento, imitado e se tornará vermelho. Além disso, são mostradas as dez armadilhas mais comuns do oceano vermelho, nas quais as empresas caem à medida que colocam a estratégia do oceano azul em prática. Essas armadilhas as mantêm ancoradas no oceano vermelho mesmo que tentem passar a navegar pelo oceano azul. Com a compreensão adequada do conceito, pode-se evitar as armadilhas e aplicar com acuidade ferramentas e metodologia, para que as ações estratégicas corretas possam ser produzidas ao zarpar em águas azuis e cristalinas.
“Quando publicamos a primeira edição de ´A estratégia do oceano azul´, em 2005, havia muitas forças que impulsionavam a importância da criação de oceanos azuis. No topo da lista, o fato de que a competição em indústrias existentes se tornava cada vez mais feroz, e a pressão sobre custos e lucros era crescente. Essas forças não desapareceram. Pelo contrário, apenas se intensificaram. Porém, além delas, nos últimos dez anos, diversas novas tendências globais surgiram em uma velocidade que poucos poderiam imaginar quando lançamos o livro. Acreditamos que essas tendências tornam ainda mais relevante a tarefa estratégica de criação de oceanos azuis no futuro”, destacam os autores.
Serviço
A estratégia do oceano azul: Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante – edição estendida
Autores: W.Chan Kim e Renée Mauborgne
Editora: Elsevier
Páginas: 312
Preço: R$ 89,90