A evolução da web

0
2



Novo estudo do Institute for Business Value (IBV) da IBM, denominado “Transformando o Papel da Indústria de Telecomunicação”, destaca que os fornecedores de soluções de telecomunicação devem criar novos serviços que atendam às necessidades dos usuários das redes sociais. De acordo com a análise, até 2012 o número desses internautas ultrapassará 800 milhões e o tráfego na internet alcançará 20 mil petabytes por mês. Em junho do ano passado, este público já representava cerca de dois terços dos usuários de Internet no mundo.

 

A previsão é que 90% do consumo de banda larga seja direcionado para as redes sociais até 2012. Entre as ferramentas que devem apresentar maior crescimento estão: TV pela Internet, com aumento de 104%; comunicações por vídeo, 44%; games, 30%, e VoIP, 24%. O estudo aponta ainda que as redes sociais já são utilizadas para prover interação entre empresas, clientes e parceiros. Entre os dados, 69% dos profissionais utilizam aplicativos para aumentar a colaboração, 55% agilizam o tempo de resposta e outros 36% pretendem diminuir os custos de TI com o uso dessas ferramentas.

 

“Com a evolução da web, os fornecedores de telecomunicação passam a atuar como provedores de serviços de plataformas abertas na Internet. Todo esse processo é estratégico para os negócios e impacta diversas áreas, como ofertas de produtos e serviços, skills, plataformas, modelos de receita e mercado”, disse Manzar Feres, diretora da área de telecomunicação da IBM para América Latina.

 

Os internautas estão mais atentos e exigentes às novidades e facilidades que a web oferece. Entre os principais interesses estão sites como Facebook e MySpace, atendendo seus objetivos de colaboração, principalmente para contatos pessoais. De acordo com os entrevistados, 69% usam essas ferramentas para interagir com amigos e familiares, 65% trocam mensagens com parentes distantes, 47% tentam localizar amigos que perderam contato e 29% buscam informações sobre músicas e bandas.

 

Com isso, cada vez mais a web será utilizada para compartilhar conteúdos multimídia que permitem enriquecer a experiência dos usuários. Este aumento de interatividade desperta o interesse do internauta em usar ainda mais a web no seu cotidiano e desafia as organizações a desenvolverem serviços diferenciados. “Sistemas de telecomunicação eficientes são aqueles que, além de oferecer conectividade básica, permitem que indivíduos, organizações e comunidades interajam e se comuniquem rapidamente”, complementa a executiva da IBM.