A evolução do design

0
4


A Seragini Farné Design está com duas novidades. Ao completar 25 anos de atividades, a empresa anuncia a criação da Sutil Design Research, empresa de pesquisa de design. A outra novidade é que a partir de agora, a empresa altera sua designação para Seragini Farné Guardado Design, sobrenome dos três sócios: Lincoln Seragini, Alfredo Farné e Sérgio Guardado.

A Pesquisa de Design é uma atividade bastante desenvolvida na Europa e nos EUA, que estuda a relação entre as pessoas e os objetos projetados pelo design: produtos, imagens e ambientes. A Sutil Design nasceu do departamento de pesquisa de design da Seragini, que desde 2002 desenvolve esse trabalho nos projetos. Segundo os executivos da empresa, a atividade de suporte cresceu e descobriu um horizonte tão vasto que justificou uma operação independente, com desafios e objetivos mais amplos.

A pesquisa de design tem caráter de “laboratório” porque, embora utilize alguns modelos da pesquisa convencional, não se limita a eles. Na verdade, a pesquisa de design combina os modelos tradicionais com métodos originais (é característico da pesquisa de design inventar e validar novas formas de investigação) e com a metodologia de projeto do design (o chamado “design thinking”).

Segundo Sérgio Guardado, sócio-diretor da empresa, “a Sutil é um laboratório de experimentos e dinâmicas originais que examinam a experiência do design – o conjunto de emoções, reações, significados e sentimentos despertados pelo convívio de uma pessoa com qualquer coisa desenhada, projetada ou imaginada.

Para Sérgio, é da maior importância, conhecer os significados que as pessoas atribuem às coisas: “sabemos que as pessoas não se relacionam apenas funcionalmente com os objetos, elas estabelecem vínculos com o imaginário das coisas. Cada indivíduo acessa seu “banco” de memórias, imaginação e sentimentos para atribuir valor e significado às coisas. As decisões sobre produto, marca, ou embalagem não podem desprezar esse rico imaginário”.