A transformação digital veio com tamanho força que muitas são as empresas que estão se adaptando à essa nova realidade. Afinal, o risco de serem engolidas é grande. Nesse sentido, a mudança é muito bem vinda, se souber se estruturar nesse mundo digital. É o caso do Agibank, que surgiu como financeira em 1999, mas “virou a chave” no início desse ano, deixando de usar a marca Agiplan e se transformando em um banco digital. O sucesso da empreitada já se deu com a conquista do troféu Empresa +Digital, na categoria Grande Porte. A premiação, organizada pela +Digital Institute, reconhece as empresas mais bem posicionadas para enfrentar os desafios impostos pelo mundo digital.
Para a virada de chave, foram reestruturadas as rotinas de trabalho. Foi desenvolvida uma metodologia própria, chamada de Asa, na qual as equipes de tecnologia e de negócios trabalham de forma integrada. Com isso, ganharam em agilidade, rapidez e escalabilidade. Hoje, todas as áreas produzem tecnologia, e é por meio dela que o banco consegue manter uma entrega de resultados consistentes. Além disso, passou também a oferecer atendimento baseado em múltiplos canais. Diante disso, o Agibank se diz mais do que um banco digital. “Somos uma empresa de tecnologia que entende de serviços financeiros, como investimentos, meios de pagamento, cartões, seguros, consórcios, e muito mais.” A ideia por trás disso é propor tendências, ao invés de segui-las.