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A importância da verdade

O mercado de eletrônicos é marcado por grande competitividade, alta frequência de lançamentos tecnológicos e as inevitáveis comparações entre marcas, modelos e quais inovações oferecem para os clientes. É um mercado que gera paixões e brand lovers, aquele público antenado que não perde um lançamento de sua marca favorita.
O branding é fundamental na criação desta relação íntima e duradoura com os clientes. Para Loredana Sarcinella, Diretora Sênior de Marketing da divisão de dispositivos da Samsung, o maior desafio de qualquer marca, atualmente, é estabelecer um relacionamento verdadeiro com seus consumidores. “Não apenas eles possuem maiores expectativas em relação aos produtos que são lançados e serviços que são prestados, como também gostam de ter junto de si empresas que se relacionam com eles em um nível mais profundo, de valores. Para chegar nisso não há uma fórmula simples. Muito trabalho é necessário para que o consumidor confie o suficiente em você para defender sua marca e efetivamente se tornar um brand lover,” afirma. 
Loredana pontua que essa conexão leva anos para ser formada, com uma gestão estratégica bem definida. O posicionamento da empresa não pode ser apenas da boca para fora, porque o cliente percebe e isso pode acabar prejudicando a marca. “O processo de gestão de marca, para ser bem-sucedido, deve transmitir verdade. De nada adianta criar um posicionamento extensivo sobre um determinado valor da empresa, se o posicionamento não traduzir algo que realmente acontece no dia a dia da companhia. O fato de a marca Samsung despertar exatamente esses sentimentos em nossos consumidores é testamento, não apenas de que o trabalho de branding foi bem-sucedido, mas também que esses valores realmente permeiam nossa cultura. É um círculo virtuoso, em que os valores se traduzem no branding e vice-versa”. 
Para Loredana, além das expectativas do público quanto a produtos e serviços seguirem crescendo, os consumidores também buscam empresas que se relacionem com eles em um nível mais profundo, pautado em valores. “Quem efetivamente cria o valor da marca é o cliente. Sem a confiança do consumidor, qualquer empresa entra em uma espiral de problemas. Quando o consumidor pensa na marca Samsung, ele pensa em experiências: tanto na oferecida por nosso ecossistema de produtos quanto o atendimento recebido por um de nossos representantes em pontos de venda. A confiança do consumidor, conquistada pela Samsung, e que faz com que sejamos sempre lembrados em rankings e premiações de marcas mais influentes do Brasil, é resultado de um longo trabalho, dedicado a entender quem é nosso consumidor, como ele pensa, age e utiliza o que temos a oferecer.”

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