A importância das redes sociais

0
1


No próximo dia 07 de março, o CEATS (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), programa institucional da FIA (Fundação Instituto de Administração), promove o simpósio internacional “Empreendedorismo Social e Desenvolvimento Sustentável”, que será palco de discussão sobre a intersecção social entre o universo dos negócios e a realidade das populações de baixa renda na América Latina.

Dirigidos às pessoas que já participam de projetos do terceiro setor e/ou ligadas à área de responsabilidade social, que desejam enriquecer a experiência sobre o tema, bem como para executivos das iniciativas pública e privada interessados em investir em desenvolvimento sustentável, o seminário contará com a presença de especialistas internacionais como Ezequiel Reficco, docente da Harvard Business School, e Roberto Gutierrez, coordenador geral do SEKN e responsável pela IESO – Iniciativa em Empreendimentos Sociais da Universidade de Los Andes, em Bogotá, na Colômbia.

Segundo a Professora Rosa Maria Fischer, coordenadora do CEATS/FIA e organizadora do simpósio, o evento é uma oportunidade de reforçar a importância das redes sociais entre a sociedade, a iniciativa privada e o próprio Estado. “Atualmente, o empreendedorismo social descarta definitivamente os conceitos de assistencialismo e dependência, inserindo os de emancipação e cidadania”, afirma a professora. “Não se trata mais de prover benesses ao ‘andar de baixo’, mas de eqüalizar os andares no que concerne à liberdade pessoal, que é o fator condicionante para a existência de qualquer processo de desenvolvimento”, complementa.

Para representar os bons resultados das iniciativas empreendedoras, estará presente a socióloga Maria Teresa Leal, co-fundadora e coordenadora executiva da COOPA-ROCA (Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha), que compartilhará com os participantes do evento um pouco do histórico da cooperativa e as influências do trabalho desenvolvido na comunidade onde está inserida. Além disso, também comporá a mesa das discussões Paulo Rocha, analista de projetos da Fundação Avina, responsável por coordenar as ações de desenvolvimento econômico sustentável da instituição na região Sudeste e Distrito Federal do Brasil.

Serviço
Data: 7 de março
Horário: das 17h às 20h
Local: FEA / USP, Edifício FEA1, Sala da Congregação – Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária – São Paulo/SP
Informações e reservas antecipadas pelo e-mail [email protected]