A importância do fornecedor

A relação fornecedor versus contratante é fundamental para o
alcance de metas e objetivos de qualquer empresa e para a satisfação de seus
clientes. Pensando nisso, a AstraZeneca reforçou seu programa de relacionamento
com fornecedores, que tem como objetivo aprimorar cultura de gestão de
contratos na companhia. Para que essa nova cultura seja absorvida, o projeto
Supplier Relationship Management (SRM), tem o escopo de estabelecer um canal
direto de comunicação entre gestor e fornecedor; garantir a aderência deles às
políticas e valores da companhia; potencializar sinergias por meio de uma maior
interação e estimular inovação, boas práticas e a melhoria dos processos.

Além dos desafios mais objetivos, foram inseridas no programa ideias para fomentar a participação dos prestadores de serviço. “Acreditamos que abrindo caminho para os envolvidos usarem suas expertises, triplicamos o valor de tudo o que fazemos. Então passamos a estimular os fornecedores a implementarem conosco planos de ação, abrimos espaço para discutir oportunidades futuras, e assim, reconhecemos e premiamos os mais engajados”, conta Luciana Vicente, coordenadora de contratos da AstraZeneca, e uma das idealizadoras do SRM.

No mês de maio aconteceu a premiação referente aos trabalhos de 2015. No auditório da AstraZeneca Brasil se reuniram cerca de 40 fornecedores para a cerimônia de reconhecimento de 20 empresas. Na ocasião, os parceiros tiveram a oportunidade de falar sobre as mudanças a partir do SRM. A diretora executiva da agência Triunfo Sadler, Janaina Rosas, foi uma das reconhecidas e destacou a forma como esse projeto foi estruturado. “Gerir o contrato (o fornecedor) e não a crise, evitando ter que romper, perder o aprendizado, tempo e dinheiro investido na construção de um parceiro é brilhante. As reuniões constantes de acompanhamento permitem ter controle de todas as ações e ajustes de rota em tempo hábil. O SRM cultiva uma relação construtiva, sem chance de desgaste.”

Todos os envolvidos relataram que o reconhecimento desperta mais compromisso e motivação para uma entrega de excelência e para uma parceria comprometida, saudável e sustentável. Esta primeira edição do Supplier Relationship Management contemplou cerca de 40 fornecedores em diversos segmentos de serviços estratégicos para o negócio como eventos, viagens corporativas, agências de publicidade, editoras, outsourcing, serviços em TI, engenharia, segurança, comunicação, logística, facilities, benefícios e pesquisa de mercado. “Estamos muito satisfeitos com o resultado desse projeto e já estamos articulando novas referências para 2016”, conclui Luciana.

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