A influência do boca a boca on-line

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Em um cenário em que o ambiente virtual está congestionado por informações geradas por empresas, a opinião de outros consumidores ganha cada vez mais importância para os consumidores brasileiros. É o que revela a pesquisa global Digital Life, realizada pela TNS. O Digital Life é um estudo sobre como os consumidores se comportam online e por que, e contou com mais de 72.000 entrevistas em 60 países. 
Com o excesso de informações que circula no ambiente on-line, o boca a boca virtual torna-se fundamental para o processo de decisão de compra. Os resultados da pesquisa revelam que quase metade dos brasileiros confiam no que seus amigos escrevem on-line sobre as marcas. Até mesmo a opinião de consumidores desconhecidos é levada em conta por 32% dos consumidores, o que confirma o poder da recomendação no mundo digital.
De acordo com Juan Londono, responsável pelo Digital Life na América Latina, com o excesso de informação na web, as pessoas tornaram-se mais céticas em relação às campanhas publicitárias, passando a valorizar mais a experiência de compra de outros consumidores, conhecidos ou não, para suportar suas decisões e opiniões sobre marcas e produtos.
Quase metade dos entrevistados, 47%, já fez algum comentário sobre marcas pela internet.  Destes, para 44%, a principal motivação foi ajudar outros consumidores. Em seguida, 31% comentaram para apenas compartilhar informações,  enquanto 13% elogiaram as marcas e 12% fizeram algum tipo de reclamação.