A nova velocidade do marketing digital

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Diante da grande oferta de marcas, o consumidor que está à procura de um novo carro não se impressiona somente com preços atraentes. Tendo maior poder de consumo nas mãos, os brasileiros agora são surpreendidos por experiência, algo que o marketing digital está conseguindo oferecer. A Citroën está apostando em ferramentas que visam reforçar o conceito, “Créative Technologie”, em que a originalidade e criatividade são os pontos fortes no relacionamento com o cliente. Em entrevista exclusiva ao Portal ClienteSA, a diretora de marketing da Citroën do Brasil, Nivea Ferradosa, aponta quais são os caminhos dentro do marketing digital que a companhia está guiando.


Segundo Nívea, dentro das ferramentas de marketing digital a Citroën trabalha em seis frentes. São elas: o planejamento integrado de conteúdo, em que são envolvidos todos os canais oficiais da marca, representado pelo site e os hotsites de produtos; a atuação nas mídias sociais com foco em brand experience: feitos por meio das plataformas Facebook, Twitter, YouTube e Blogs, as quais promovem o engajamento de fãs e geração de leads; o aplicativo para mobile, com foco em brand experience; o relacionamento perene com influenciadores de opinião e embaixadores da marca: baseado nas redes sociais e visando cross contente; o  searching e mídia avulsa: voltada para geração de leads e, por fim, as campanhas estratégicas de e-mail marketing: para prospects e clientes.


A presença da Citroën em cada um de seus canais digitais é realizada a partir de um estudo analítico para que todas as propostas de valor sejam atingidas, de acordo com Nivea. “Cada canal tem a sua especificidade e cumpre um objetivo diferente, que pode ser potencializado quando em sinergia com os demais. É a partir desse planejamento de comunicação – e das possibilidades que as ferramentas digitais utilizadas oferecem, que são desenhadas as campanhas de marketing da marca”, afirma.


Para o planejamento se concretizar e as inovações digitais se alinharem aos métodos tradicionais, a essência do marketing, a executiva acredita que é fundamental a sinergia entre a marca e as agências envolvidas. “Todos os dias surgem novas tecnologias e meios de comunicação nas mais diferentes plataformas. Saber escolher em quais canais atuar e como se posicionar em cada um deles sem perder o DNA da marca é o grande segredo”, diz.


Exemplo de como as companhias podem encantar os clientes é saber articular a vivência cotidiana destes com a experiência da marca, em diferentes níveis. A Citroën investe nesta premissa. “Pensando nas pessoas que passam horas no carro para percorrer o caminho de casa para o trabalho, criamos um aplicativo para celular chamado Citroën LifeStyle, com dicas culturais, gastronomia, moda, entre outros”, explica a diretora. “Entendemos isso não só como uma poderosa ferramenta de Marketing, mas também como uma extensão do nosso produto, uma experiência de marca que vai além da comunicação tradicional”, diz Nívea, reafirmando como o marketing digital pode trazer diferentes experiências aos consumidores da marca.


Personalizar o produto que irá adquirir é o desejo de muitos consumidores e, diante desta demanda, a Citroën possui a ferramenta digital específica para atender a exigentes clientes. “É possível proporcionar ao cliente interatividade e informações completas sobre produtos e serviços sem que, para isso, ele tenha que sair de casa”, diz. “Hoje, ele tem acesso às principais informações de produto, podendo, inclusive, configurá-lo de casa. O ponto de venda é praticamente a sinergia do brand promisse, a tangibilização da promessa da marca. O site da Citroën é o principal canal para o cliente personalizar o veículo que deseja”, acrescenta.


Outra ferramenta relevante e qualitativa do marketing digital é as redes sociais. De acordo com a executiva, é hoje uma das três maiores fontes de geração de leads. “Além de permitir ao cliente e prospects um conhecimento mais aprofundado dos produtos e novidades da marca”, pontua. “As redes sociais possuem uma linguagem própria, e conseguimos nestes últimos anos nos adaptar rapidamente a esta nova realidade”, completa.


Em relação aos investimentos futuros no marketing digital, de acordo com Nivea, a Citroën pretende desenvolver novas ferramentas de relacionamento com o consumidor. “Também queremos experimentar formas de interação onde clientes e prospects possam vivenciar nossos veículos sem sair do mundo virtual, antes mesmo de fazerem um test-drive nas concessionárias. Este parece ser o caminho”, conclui.