Autor: Antonio Jorge Miranda
Na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças acontece o Black Friday, que este ano vai cair no dia 29. Para os consumidores a data significa um festival de preços baixos e promoções imperdíveis em todas grandes redes de lojas do país. Para os varejistas a data representa o início da temporada de compras de Natal, e dando o nome ao evento, a data em que as lojas saem do vermelho.
Não demorou muito para que essa febre atravessasse as fronteiras dos Estados Unidos. Em 2010, a tão sonhada sexta-feira de promoções aterrissou em solo brasileiro, inicialmente apenas no e-commerce, trazendo nas bagagens cerca de 50 lojas virtuais que aplicaram descontos especiais.
Em 2012, já na terceira edição no Brasil, a data quebrou recorde de lojas participantes, vendas e faturamento. E apesar do grande número de denúncias ao Procon de varejistas “maquiando” preços para mostrar um desconto maior, o volume de vendas no dia deixa claro que a data veio para ficar, e existe sim bons descontos para serem aproveitados.
Para o Black Friday desse ano, a expectativa entre os varejistas é de que a edição supere os números estabelecidos no ano passado. Em 2012, segundo levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais, as vendas online da data somaram R$ 217 milhões, mais do que o dobro em relação aos R$ 100 milhões apurados em 2011.
Em uma data tão movimentada como essa e com o consumidor atendo aos descontos reais, esta edição do Black Friday representa uma grande chance para que as lojas virtuais conquistem de vez os consumidores com descontos justos e honestos.
Antonio Jorge Miranda é CEO do Cuponomia.