A percepção do consumidor brasileiro

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O Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social firmaram parceria com o instituto de pesquisas Market Analysis Brasil para a realização da pesquisa “Responsabilidade Social das Empresas (RSE): Percepção do Consumidor Brasileiro”. Realizada periodicamente em vários países desde o ano 2000, a pesquisa tem como objetivo identificar as principais impressões, expectativas e preocupações do consumidor quanto às ações de responsabilidade social e ambiental das empresas.

A próxima pesquisa será realizada em 2006 e a Market Analysis já iniciou os contatos com empresas interessadas em apoiar a realização dos estudos. Serão entrevistadas 800 pessoas entre 18 e 69 anos nas oito principais regiões metropolitanas do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

A pesquisa realizada em 2005 apontou que 56% dos brasileiros entendem por responsabilidade social ações ligadas às obrigações econômicas e públicas, em contraponto aos 44% que acreditam que ações ecológicas, de caridade e comunitárias é que fazem a diferença na hora de pesar a preocupação social das empresas.

O estudo mostrou também que a expectativa dos brasileiros por uma postura mais ativa e pela solução de problemas sociais cresceu muito nos últimos três anos. Em 2004, cerca de 65% consideravam que a contribuição das grandes empresas à sociedade não deveria se limitar ao pagamento de impostos e à geração de empregos e renda. Em 2005, 88% dos consumidores declararam que “as empresas têm alta responsabilidade na resolução de problemas sociais, como criminalidade, pobreza e baixa educação”.

Os resultados da pesquisa também permitem compreender até que ponto a percepção do consumidor influencia na postura das corporações. As companhias brasileiras, por sua vez, têm à disposição um diagnóstico preciso de sua atuação e da repercussão das ações no mercado em que atuam. Por meio de uma pergunta espontânea, consumidores mencionam qual a empresa líder em responsabilidade social. Em 2005, os consumidores indicaram Petrobras (10,7%), Rede Globo (4,8%), Nestlé (4,3%), Votorantin (3,3%) e Coca-Cola (3,0%).

Além dos dados pesquisados e divulgados amplamente, relatórios especiais e respostas a perguntas específicas sobre o tema da pesquisa podem ser incluídas pelas empresas interessadas, por meio de contato direto com a Market Analysis.