Os clientes não querem se desfazer dos serviços de banda larga em casa, mesmo em meio a uma crise econômica. Eles preferem reduzir gastos com jantares e viagens de lazer, por exemplo. Estas descobertas foram divulgadas como parte de um estudo global que explorou o impacto da recessão econômica em relação a como os gastos com serviços de telecomunicações e serviços de banda larga podem promover o crescimento da economia e o bem-estar social. A pesquisa foi conduzida pelo Programa de Vantagens de Mercado da Alcatel-Lucent (MAP) – em conjunto com as empresas de pesquisa de mercado Penn, Schoen & Berland Associates e Ipsos MediaCT.
Os serviços de banda larga parecem estar perto de serem “à prova de recessão”, com 84% dos consumidores identificando a banda larga como um serviço essencial e, portanto, um dos últimos na lista de corte de gastos. Os estudos também mostraram que cada vez mais clientes no mundo, planejam migrar para um serviço superior de banda larga, mesmo enquanto reduzem gastos em outras áreas.
Fatores-chave explicam essa preferência, que inclui a intenção de reduzir custos e o tempo de viagens associados, além da preferência por alternativas ecologicamente corretas. Em países desenvolvidos, os respondentes da pesquisa afirmaram que notam uma crescente dependência da web como fonte de informação, ferramenta de negócios, redes sociais e entretenimento.
“Isto mostra claramente que pessoas ao redor do mundo confiam nos serviços de banda larga como uma parte central de suas vidas sociais e econômicas”, afirmou Tim Krause, Chief Marketing Officer da Alcatel-Lucent. “Na medida em que o mundo busca maneiras de direcionar os desafios que aparecem em dobro – o crescimento econômico e as mudanças climáticas – nossa pesquisa mostra que a banda larga e a economia digital devem estar no topo das decisões”, completa.