Muito se tem discutido em seminários, conferências, congressos nacionais e internacionais, palestras, apresentação de cases sobre as reais mudanças verificadas no mundo, a partir da globalização das economias dos países. Há quem afirme que vivemos a “síndrome da globalização”. A grande verdade é que, a partir da tecnologia do conhecimento e da velocidade das comunicações, estamos vivendo num mundo globalizado, talvez, mais “tecnologizado”, no qual as mudanças acontecem, estão acontecendo ou tenderão a acontecer, dando enfoque para uma nova realidade pessoal, profissional e empresarial, ressalta o Conferencista Maurício Gois, da Ondec Brasil e Consultor de Empresa.
Afinal, que mudanças estão acontecendo neste mundo globalizado? Muitas e múltiplas são estas, contudo, vamos tecer comentários sobre algumas poucas que consideramos relevantes.
O grande capital da empresa moderna passou a ser os seus recursos humanos, emergindo uma nova estratégia denominada de gestão de recursos humanos. O relacionamento empresa e colaboradores passou a ter um novo enfoque. O empregado convencional desapareceu, nascendo o empregável ou aquele comprometido com a lucratividade da empresa, vestindo a camisa do cliente, emprestando o seu cérebro criativo para o crescimento da empresa, tendo um comportamento empreendedor, inovador, legítimo parceiro e raciocinando como um cooperativado, portanto, com senso de equipe e não de grupos. O seu valor está agregado na empregabilidade à medida em que este soma valores para a empresa.
“O emprego não desapareceu”, mas mudou de conceituação. O grande desafio da empresa moderna para ser competitiva passou a ser o seu foco no desempenho, sobretudo, nos seus resultados. A grande assertiva para que esta obtenha resultados positivos há de ser o seu cliente. Não existe resultados de sucesso se o enfoque não estiver no cliente. A empresa de sucesso passou a ser aquela que melhor e maiores diferenciais possa oferecer ao seu cliente. O marketing de relacionamento passou a ser a grande arma de sucesso da empresa, surgindo toda uma nova cultura empresarial, neste particular.
O marketing de melhoramento, inovação, planejamento estratégico, neste relacionamento, são algo indispensáveis para o sucesso, o que deve contar, obrigatoriamente, com a participação efetiva dos seus colaboradores. Não mais adianta vestir a camisa da empresa e, sim, a camisa do cliente. “Não vence mais a empresa que presta serviços e, sim, quem presta serviços que presta ” – afirma o Prof. Maurício Gois. A excelência profissional, tanta exigida no curriculum vitae de candidatos, no passado, foi substituída pela excelência pessoal. “As pessoas excelentes, certamente, serão profissionais excelentes”.
Com a presença dos satélites, fibras ópticas, o mundo tornou-se pequeno, os negócios se “internacionalizaram-se”, surgiram os grandes aglomerados empresariais em todos os ramos da atividade econômica. Surgiu a internet que, nos seus primórdios, foi considerada como “distruidora de vendas nas lojas”. A nova mentalidade empresarial deve ver na internet como mais um canal de relacionamento com o seu cliente e vendas para os seus produtos e serviços. Não é uma “infernet”, mas um aliado para o sucesso da empresa moderna e a tecnologia indispensável à serviço da satisfação do cliente plena do cliente.
Modernamente, a qualidade é apenas um diferencial de competição, uma “premissa de qualquer negócio”. Os benefícios da tecnologia moderna devem ser utilizados pela empresa para que esta possa ser competitiva, ter excelente atendimento, porque “ser diferente é que leva a empresa para o sucesso. Diferenciação e preços competitivos são os grandes instrumentos de sucesso da empresa moderna”.
João Gonçalves filho (Bosco) – Administrador de Consórcio ([email protected])