A receita para expansão do SMS



Os serviços de voz continuam sendo a principal fonte de receita das operadoras de telefonia móvel, mas as mensagens de texto (SMS) tendem a ampliar significativamente o espaço, em especial nos mercados emergentes. A previsão é da Acision, empresa de serviços de mensagens, ao observar que essa ferramenta ainda é pouco utilizada em países da Ásia Pacífico, e mesmo no Brasil.

 

Nessas regiões, o custo do SMS é alto, o que acaba impedindo a utilização mais intensa dessa ferramenta da telefonia móvel. “As operadoras não se deram conta de que há uma relação entre preço e uso”, observa Pierrete de Leeuw, gerente de marketing de produtos para mercados emergentes da Acision.

 

Para o executivo, com a redução dos custos de SMS, as operadoras poderão oferecer novas aplicações para o serviço, aumentando a receita. Nas Filipinas, por exemplo, país responsável pelo maior índice de utilização de mensagens de texto no mundo, pacotes econômicos e bônus levaram à popularização do serviço. Na Indonésia, onde o serviço também é bastante disseminado, já existem serviços via SMS por US$ 0,0001.

 

De acordo com um relatório recente da GSM Association, um aumento de 10% na penetração de serviços de telefonia móvel resulta em um crescimento de 1,2% na economia. “Nos mercados emergentes, os serviços de mensagens exercerão um papel fundamental nesse sentido”, diz Aram Krol, diretor da área de marketing de produtos para Serviços de Mensagens da Acision.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima