A reinvenção da excelência em vendas

0
3


Somos bonbardeados, todos os dias, por desafios. Encará-los exige muito empenho e motivação. Quantas vezes precisamos superar nossos medos, anseios e preocupações para seguir em frente? Stephen C. Lundin, co-autor do livro Peixe!, e Carr Hagerman, artista de rua profissional e consultor de liderança, lançam “Top Performance: a reinvenção da excelência e serviços”, pela Editora Campus/Elsevier, na tentativa de nos guiar pelos caminhos da motivação.

O cenário é o ambiente corporativo e a experiência contada típica do mundo contemporâneo. O personagem principal e narrador da “fábula” é Jim, um esforçado e bem-sucedido vendedor, que via na superação das metas um estímulo viciante em busca resultados cada vez melhores. Após anos de dedicação e foco no trabalho, ele se viu como nunca: sem idéias, inspiração e com medo dos colegas da empresa perceberem que sua fase dourada chegava ao fim. Jim era extremamente competitivo e não conseguia imaginar sua vida sem bons resultados. “Comecei a sentir que precisava fazer alguma coisa que pudesse me levar a recuperar a minha vida”, explica nas páginas do livro.

A morte de sua mãe abriu-lhes os olhos. Decidiu tirar férias e conhecer Londres, cidade indicada por ela, dias antes do falecimento. Foi lá que conheceu “Cartola”, um autêntico e divertido cavalheiro, como gostava de ser chamado, que saia às ruas para fazer as pessoas sorrirem. “É uma coisa curiosa a se fazer: andar por aí vestido desse jeito chamando a atenção das pessoas. E ele parecia agir com muita naturalidade. Sua energia atraía as pessoas a seu redor como um ímã humano. Senti até um pouco de inveja. Cartola estava apenas sendo o ´Cartola`. Eu estava intrigado”, confessa Jim. “Estou começando uma jornada em busca de uma nova fonte de energia. O problema é que eu não sei bem por onde começar. Talvez alguma coisa surja se eu prestar atenção. Se nada aparecer, estou frito”, desabafa.

A história do vendedor nato e profissional perspicaz é parecida com a de muitos profissionais, ávidos por virar esta página e passar para a próxima, mais positiva e enriquecedora. “Cartola” tentou ajudá-lo e indicou um artista de rua como fonte inspiradora. Atormentado por um desempenho mediano em suas vendas, na volta ao trabalho Jim decide ir ao encontro deste artista, que lhe revela surpreendentes segredos sobre ética profissional e técnicas de vendas.

Com uma narrativa motivadora, Top Performance livro contém conselhos que visam ajudar os leitores a elevarem os resultados. Algumas dicas encontradas nas páginas do livro confirmam: sua atitude é a sua afirmação, ou seja, estabeleça seu tom; capte a essência do inesperado; explore a bagunça – provocar a vida; desenvolva seu “seguro” – algo com o qual possa contar quando não tem material ou simplesmente tem um branco; escolha seu fechamento; passe o chapéu – dar feedback e construa um círculo – envolva as pessoas de forma autêntica.

Ficha Técnica
Título: Top Performance: a reinvenção da excelência e serviços
Autores: Stephen C. Lundin e Carr Hagerman
Editora: Campus/Elsevier
Páginas: 168
Preço: R$ 39,90