As inovações tecnológicas mais recentes serviram para automatizar inúmeros serviços, o que acabou, em contrapartida, fazendo com que muitas profissões deixassem de existir. É difícil ver um ascensorista hoje em dia, não é mesmo? Você ainda liga para a telefonista ou consulta informações nas páginas amarelas? Mas, em outros casos, é possível incorporar a tecnologia para que a profissão seja beneficiada. É o que aconteceu com a área de vendas.
Vendedores de catálogos, por exemplo, costumavam conquistar a clientela no boca-a-boca, batendo de porta em porta e oferecendo seus produtos e serviços. Mas com a revolução tecnológica e as facilidades na ponta dos dedos, é preciso mudar a forma de atuação.
E esse tem sido o foco para a Tupperware Brands do Brasil: ir além de produtos inovadores e investir na capacitação dos colaboradores para que sua existência não vire obsoleta. “A transformação digital da Tupperware Brands não envolve apenas o desenvolvimento de produtos mais inovadores, mas também na forma como nos relacionamos com nossa Força de Vendas, formada por Consultores, Líderes, Empresários e Distribuidores, além de estarmos cada vez mais focados nas necessidades dos nossos consumidores, focando em divulgar os produtos e as soluções inovadoras da marca dentro do ambiente digital. Assim, possibilitamos que conheçam nossos produtos e que encontrem de maneira fácil e rápida os Consultores para efetuar a compra. As ferramentas e as plataformas digitais têm tornado a comunicação muito mais dinâmica e assim, temos também criado processos que melhor se adequem a estes novos tempos,” afirma Fernando Ebner, diretor de Relacionamento da Tupperware Brands Brasil.
Hoje, os encontros residenciais já não são o bastante para a marca. Dominar as mídias sociais e demonstrar o potencial dos produtos também no ambiente virtual foi necessário para se manter relevante. “A Tupperware Brands é uma empresa com mais de 70 anos de atuação e para se manter no mercado por tanto tempo é imprescindível inovar o tempo todo. Cada vez mais queremos estar mais próximo dos nossos consumidores, seja por meio das famosas demonstrações Tupperware nas suas casas, ou nos seus smartphones, por meio do Connect Tupperware, plataforma digital e interativa da marca, desenvolvida para ajudar os clientes a encontrarem Consultores nas regiões de interesse com base na geolocalização,” explica o diretor. Para conectar a empresa com os consumidores, a marca conta com perfis no Facebook e Instagram, além de canais no YouTube e o site oficial.
Mas o uso da tecnologia não para por aí. A marca investe também na comunicação online com os seus colaboradores. “Estamos constantemente evoluindo esses canais, pois identificamos a necessidade e a importância de ter uma comunicação fácil, rápida e transparente. Já percebemos que a criação de uma página dedicada para a Força de Vendas no Facebook foi um grande facilitador, pois é lá onde compartilhamos as informações que são de interesse exclusivamente delas e ouvimos suas opiniões,” pontua. O foco principal está em interação e relacionamento, promovendo encontros, workshops e treinamentos para os colaboradores. “Sabemos da diversidade do público da nossa Força de Vendas, por isso, desenvolvemos processos que usam diferentes repertórios para criar soluções aderentes ao dia a dia de todos. Para isso, os investimentos feitos pela companhia estão tanto em plataformas digitais, como também em experiências entre os Associados e Força de Vendas.
Sabemos da importância da tecnologia no momento atual da transformação digital, mas temos sempre o cuidado de usar a tecnologia como um meio, deixando sempre as necessidades do nosso consumidor no centro da solução.”