ABN adquire solução da ACI Worldvide

0
1

O ABN-AMRO Real, adotou a solução PRM for Enterprise Risk, da ACI Worldwide, para detecção e prevenção à fraudes em transações eletrônicas financeiras. Com a iniciativa, o Banco Real será capaz de monitorar todas as transações e assim ampliar a proteção a seus clientes, independente do canal utilizado. “A nossa estratégia para combate à fraude passa pela adoção da solução da ACI e vai além, buscamos uma cooperação de ações com as outras instituições financeiras. Este é um desafio que transcende os aspectos competitivos do mercado financeiro e só será vencido pelo compartilhamento de informações e conjugação de esforços entre as instituições”, aponta Edison Costa do Real.
A instituíção financeira levou em consideração alguns pontos a escolha da ACI Worldwide como fornecedora da solução: demonstração de retorno sobre o investimento (ROI), presença de suporte local, aspectos técnicos diferenciados como visão do cliente e não só da conta ou do número do cartão, integração de todos os canais atuais, facilidade para agregar canais emergentes e o Ponto de Comprometimento, que consiste na capacidade de identificar onde a transação foi comprometida (ATM, POS, etc) e automaticamente alertar sobre possíveis clientes afetados pelo mesmo fato.
Segundo Eduardo Kfouri, presidente da ACI no Brasil, em aproximadamente três ou quatro meses, o Real já poderá obter os primeiros benefícios advindos da implantação da primeira fase do projeto com o módulo A/R (Análise e Revisão). A segunda fase consistirá na criação e implementação de uma rede neural (score engine) contemplando as características particulares do banco e garantindo um alto grau de assertividade pela equipe que operará o sistema. Kfouri lembra que “somos parceiros globais do ABN-AMRO há mais de 15 anos, mas o fechamento desse negócio representa uma conquista importante já que a presença da instituição no país é marcante. São mais de 4 milhões de clientes com volume significativo de operações a serem monitoradas e a opção pela solução da ACI reforça mais uma vez nossa experiência no combate à fraudes”.
O PRM é um sistema de detecção e prevenção a fraudes baseado em Rede Neural e Regras, desenvolvido para auxiliar as instituições financeiras no combate a esquemas de fraude e lavagem de dinheiro. A solução combina a capacidade de análise e reconhecimento de comportamentos de uma rede neural com a customização de modelos de risco e avançado sistema de regras. Existem cinco versões do PRM, cada uma voltada às necessidades específicas de determinados segmentos: crédito, débito, enterprise risk, private label e anti-lavagem de dinheiro.