A Abre (Associação Brasileira de Embalagem) firmou parceria com a Apas (Associação Paulista de Supermercados) visando o estreitamento do relacionamento entre os dois e aproximação da entidade junto ao consumidor final. Para compor esta união, a Abre irá desenvolver, com o apoio da Apas, uma pesquisa direcionada ao setor supermercadista para conhecer sua visão e avaliação sobre a contribuição da embalagem para o seu negócio. O estudo abordará os eventuais problemas que os empresários enfrentam em relação às embalagens ou soluções que otimizam a logística do varejo e, com base nesses dados, a Abre irá elaborar diretrizes para os seus associados.
Um dos pontos que levou a Abre a estabelecer esta parceria foi à necessidade de conscientizar o setor sobre a importância de se considerar o varejo e ouvi-lo na fase de desenvolvimento de novas embalagens, pois o desempenho destas no ponto de venda tem influência direta no preço e desempenho de vendas dos produtos. Além da realização desta pesquisa pelas entidades, a Abre pretende criar um grupo de trabalho em parceria com a Apas para avaliar os resultados e propor medidas conjuntas para melhorar o desempenho das embalagens nos supermercados.