Accor Tour implanta rede VPN

0
0


Com objetivo principal de reduzir os custos de TI e manter a conexão entre matriz e filiais com alta qualidade, a Accor Tour, empresa pertencente ao grupo mundial de Hotelaria, Turismo e Serviços, Accor e ao grupo português Espírito Santo Viagens, implantou a tecnologia de redes virtuais privadas (VPN), em subsitutição às antigas conexões Frame Relay. Com a iniciativa, constatou-se retorno do investimento (ROI) em apenas dois meses e a redução de custo de comunicação mensal de 35%.

De acordo com Ivan Dias, gerente operacional da Accor Tour, a empresa tem apenas dois anos de vida e precisa expandir, por isso, empregar muito bem os custos é fundamental. “O contato entre matriz e filiais é imprescindível e, nesse sentido, o sistema de rede virtual atendeu nossa necessidade de orçamento, de qualidade de comunicação e, ainda, permitirá sensível ganho de segurança na informação uma vez que passaremos a ter redundância na conexão”.

A matriz está sediada em São Paulo e os escritórios interligados ficam localizados no Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP) e São José do Rio Preto. Este último, não é uma filial e sim, onde está localizado o fornecedor do software de gestão (ERP). Para Dias, outro benefício do projeto foi o fato de antes da rede VPN era necessário uma semana para atualizar o software de gestão, que hoje é feita de forma automática. Ainda, com a redução de custo da solução, foi possível criar links redundantes que garantem a segurança dos dados. Dessa forma, se um link cai o outro assume automaticamente.

Neste projeto, que foi desenhado e implantado em apenas 15 dias pela integradora NetMicro, a rede VPN foi empregada com tecnologia ADSL (via internet). Além da solução VPN, outro produto contratado da NetMicro foi o Office On demand, uma solução composta por software, hardware e serviços sob demanda, paga mensalmente, de acordo com o número de usuários. O Office On Demand foi contratado para 40 usuários, mas segundo Ivan Dias a idéia é expandir o uso desta solução para as filiais e outras empresas do Grupo.