Acer anuncia quem será o seu novo presidente

0
13

Por causa do seu notável desempenho no mercado europeu, o empresário Gianfranco Lanci será o futuro presidente da Acer para a região da Europa, Oriente Médio e África e do Grupo de Operações Internacionais (IOBG). O atual presidente, J.T. Wang, assumirá o cargo de presidente do conselho e principal executivo (CEO) da empresa, enquanto Stan Shih, atual presidente do conselho e CEO da Acer Inc., aposenta-se no final do ano. Eles irão assumir seus devidos cargos a partir de 1º de janeiro de 2005.

Em comunicado oficial, Stan Shih ressaltou que os esforços de Lanci para expansão da marca Acer no mercado europeu produziram excelentes resultados. “Em 2003, as vendas na Europa contribuíram com mais de 60% para nossa área de produtos de TI. No segundo trimestre de 2004, os notebooks da Acer conquistaram posição de liderança no mercado da Europa, Oriente Médio e África. Neste ano, a Acer também apresentou crescimento substancial no Estados Unidos, a partir do momento que Lanci começou a analisar esse mercado, transformando um desafio em sucesso”, disse o principal executivo da Acer. Shih ainda acrescentou que, como presidente do IOBG, ele já possui um bom relacionamento com outros membros da equipe administrativa, inclusive com o atual presidente da companhia, J.T. Wang, e com Jim Wong, presidente do Grupo de Negócios de Produtos de TI. “O entendimento e confiança mútuos formam a base essencial para criação de uma cooperação eficiente no futuro”, reforçou o executivo.

O atual presidente da Acer Inc., frisou que o modelo de negócios da companhia na Europa acirrou a concorrência. “A equipe administrativa da Acer na Europa emprestará sua riqueza de conhecimento e experiência em relações com canais, com fabricantes e gerenciamento de recursos humanos para outros mercados. Lanci traz consigo um enfoque administrativo extremamente profissional e um profundo conhecimento de diferenças regionais e culturais. Tenho certeza que ele possui a energia necessária para levar a Acer a ser uma das três maiores marcas de PCs do mundo e treinar a próxima geração de diretores executivos”, apontou J.T.Wang.

O Grupo de Negócios de Produtos de TI contribuiu com aproximadamente 80% das receitas consolidadas da Acer Inc. e, atualmente, a Europa é o maior mercado da empresa. Em reconhecimento a essas conquistas, Jim Wong e Walter Deppeler, vice-presidentes da Acer para a Europa, Oriente Médio e África, a partir de 1º de janeiro de 2005, acumularão também a função de vice-presidentes executivos da Acer Inc.

Lanci também ocupará o cargo de CEO da área de Negócios de TI da Acer Inc. e por sua nova posição, ele pretende viajar para Taiwan pelo menos uma vez por mês. Enquanto isso, Scott Lin, presidente de operações para a China; Steve Lin, presidente da região Ásia Pacífico e James Chiang, presidente do Grupo de Negócios de Canais da Acer Inc., também foram indicados como vice-presidentes corporativos. Já T.Y. Lay, presidente do IOBG, assumirá seu novo cargo como chefe da equipe do Escritório do Presidente do Conselho. Finalmente, quando Philip Peng for para a iD SoftCapital Corp. – uma empresa de consultoria fundada por Stan Shih – Howard Chan, vice-presidente de contabilidade irá assumir o cargo de CFO (principal executivo da área financeira).

Além do lugar reservado a Lanci no corpo administrativo após a próxima eleição, há planos de se convidar algum outro diretor estrangeiro para o corpo administrativo para reforçar a intenção e visão da Acer como uma empresa global de TI.

A indicação de Lanci para a presidência da Acer Inc. sinaliza um importante avanço da Acer como uma empresa global. Um conjunto de fatores levaram Lanci a ser indicado para o cargo: uma grande porcentagem da receita da Acer provém de operações internacionais; reconhecimento da notável contribuição de Lanci para os negócios da Acer e confiança na sua capacidade de ampliar as operações internacionais da empresa; como uma empresa de uma só marca e uma só equipe, não existe mais a divisão entre membros locais e estrangeiros.