Acesso fácil às informações

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A empresa Assai Atacadista, distribuidora paulista de gêneros alimentícios para transformadores em geral, com 30 lojas em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, encontrou na solução de business intelligence da MicroStrategy uma maneira de melhorar o retorno e efetividade das negociações realizadas juntos aos fornecedores. As informações contidas na base de dados da empresa e os relatórios gerados pela ferramenta foram fundamentais para o bom andamento das reuniões realizadas para discutir as transações comerciais e, ainda, serviram de apoio à tomada de decisão da diretoria em relação à área comercial.

 

De acordo com Raul Salvador, gerente de TI do Assai Atacadista, com o BI, além de agilidade na disponibilização de informações para a empresa como um todo e uma resposta mais rápida às solicitações, a empresa ganhou também uma ferramenta de negociação. Exatamente por isso, há cerca de seis meses, uma equipe de inteligência composta por dois profissionais, um com foco mais comercial e outro com formação técnica em BI, foi criada especialmente para dar suporte e responder às demandas e questões da área comercial relacionadas à ferramenta. “Com base no BI os responsáveis desenvolvem apresentações, executam relatórios e preparam reuniões com fornecedores, contendo um conjunto de informações relacionadas, como por exemplo, venda e estoque de produtos, ruptura de vendas e probabilidades de fraudes”, explica.

 

Além de informações que subsidiam o departamento comercial, o BI reúne ainda informações financeiras, contábeis e fiscais, utilizadas pela área administrativa. É ainda empregado em um projeto que utiliza a base de dados de produção do sistema de Frente de Caixa (PDV), disponibilizando informações em tempo real sobre as vendas de cada uma das lojas, separadamente por produto, por forma de pagamento, faixa horária, andamento de promoções, entre outras especificações. Mais recentemente, há um mês, a ferramenta passou a ser utilizada para extração de relatórios simplificados de análises promocionais, o que permite avaliar, por exemplo, o retorno de investimento em promoções, quanto contribuíram na venda de outros produtos e volume de vendas antes e depois dos períodos promocionais.

 

Além da última versão da plataforma, o MicroStrategy 9, o Assai utiliza o dispositivo MicroStrategy Narrowcast para a disponibilização dos relatórios via e-mail.  Em breve, está também prevista a aquisição de licenças do MicroStrategy Report Services, dispositivo para a execução de relatórios corporativos que disponibiliza uma gama de formatos de relatórios, incluindo dashboards, scorecards, relatórios financeiros, faturas de clientes, além de relatórios operacionais altamente detalhados. “Pretendemos cada vez mais crescer com a utilização da ferramenta, temos diversos planos futuros e em andamento com o BI”, finaliza Salvador.