“Oi, eu sou Bettina, tenho 22 anos, e R$ 1,042 milhão de patrimônio acumulado.” se você entrou no YouTube nas últimas semanas deve ter visto a propaganda da consultoria de investimentos Empiricus Research. Nela, Bettina Rudolph afirmava ter conseguido virar milionária em três anos investindo em ações. A campanha, ao mesmo tempo em que virou um meme, também irritou muitas pessoas, além de ter sido acionada pelo Procon-SP no que diz respeito a publicidade enganosa e propaganda abusiva.
Com toda essa polêmica gerada, a Toluna fez, juntamente com o professor Benjamin Rosenthal, da FGV, um estudo sobre o impacto da propaganda nos espectadores, no dia 23 de março com 643 pessoas das classes A, B e C. A pesquisa revelou que a credibilidade da mensagem foi polarizante: 40% dos entrevistados acreditaram em parte ou completamente, contra 44% que não acreditaram nas informações. Ainda na polarização do comercial: 60% achou o argumento do comercial exagerado. Também foi considerado “mal intencionado” por 41% dos que viram o filme. Já 63% achou o comercial “vendedor” e por fim, 31% consideram esse comercial engraçado.
A pesquisa também perguntou para as pessoas qual o nível de atração pela Empiricus após terem visto a propaganda e 61% delas responderam que tiveram algum nível de interesse pela empresa, e 39% tiveram pouco ou nenhum interesse nos serviços da empresa. Além de 67% confirmar que o comercial despertou um certo interesse em investir. Em outra pergunta, os entrevistados falaram sobre o quanto conhecem a consultoria de investimentos e 46% disseram que só conhecem de nome, 34% afirmaram que sabem o que a empresa faz, mas não são clientes, 14% nunca ouviram falar e 5% responderam que além de conhecer são clientes da Empiricus.