ADP implementa Single Sign On

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A vida moderna, pela própria complexidade e agilidade com que os fatos correm, demanda certas facilidades no dia-a-dia. Esta característica também é uma exigência do âmbito corporativo. Por isso a ADP, empresa de soluções para folha de pagamento e recursos humanos, implantou o Single Sign On (SSO) em todas as suas operações. Com a adoção, a empresa permite ao usuário acessar, por uma única senha, as ferramentas do ADP Expert, seja via web ou por telefone.

O Expert, sistema web para as operações de folha de pagamento e recursos humanos, permite a gestores e colaboradores organizar, automatizar e processar informações. Com o SSO, cresce todo benefício gerado pela solução, como aumento da competitividade por meio da economia de tempo, redução de custos e qualidade nos resultados.

“A ferramenta é um auto-serviço que agrega flexibilidade e agilidade com segurança tanto para o empregador como para o empregado, que também ganha autonomia. Além disso, permite ao funcionário desempenhar diversas funções e papéis”, afirma Jarbas de Arruda Cruz Junior, gerente de segurança da informação da ADP.

O ganho em segurança é obtido tanto pela tecnologia como pela limitação de acesso definida pelo cliente. Para reduzir riscos à “saúde” do sistema, o administrador do cliente determina o que acessar, a quantidade, como e onde. Entre as restrições estão a origem dos acessos, tempo de validade da senha e o time out, tempo que cada ferramenta pode ficar aberta na tela. A confiança da operação também é garantida com a centralização dos dados.

Do ponto de vista tecnológico, o sistema passa por freqüentes testes de penetração e vulnerabilidade. As avaliações priorizam desde possíveis falhas na estrutura como na plataforma web. Além disso, a ADP ainda trabalha a integridade das informações, mantendo um registro de 100% de tudo que foi acessado pelos colaboradores. O ponto único de acesso também torna a comunicação com o sistema automática. O SSO bloqueia a acessibilidade do usuário desligado da empresa assim que o administrador inicia o processo de homologação.

A ADP ainda ganhou no relacionamento com o cliente, que conta com um atendimento melhor. Jarbas explica que com o aplicativo a empresa registra o histórico de todos os usuários e a cada utilização os atendentes, que têm acesso aos dados referentes aos colaboradores, conseguem conduzir de forma mais eficaz as solicitações, tornando o contato personalizado. “Já é possível mensurar a satisfação do cliente com o método, pois não é mais necessário relatar os fatos, independentemente de quem o atender”, conclui o gerente de segurança da informação da ADP.