O prêmio na área de Vendas do Brasil – o Top de Vendas – já conhece os melhores cases do setor desenvolvidos no período 2000/2001. Este ano, as empresas do setor financeiro foram as grandes vencedoras, ficando com seis dos oito prêmios concedidos pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB). Instituído há quatro anos pela entidade, o Top de Vendas tem como objetivo reconhecer as empresas que utilizam com criatividade de ferramentas de vendas para obter bons resultados.
“Vender é uma tarefa que exige empenho e habilidade. Uma boa estratégia de vendas está, em geral, estreitamente ligada ao conhecimento das necessidades dos consumidores. Daí, nossa intenção de reconhecer e dar visibilidade às empresas que se destacam nesse setor”, afirma Waldir D’Andrea, diretor da ADVB e um dos coordenadores do Top de Vendas. Nesta quarta edição do Top de Vendas, 38 empresas inscreveram seus trabalhos, enquanto que para a disputa do prêmio individual concorreram 101 vendedores.
Entre os oito vencedores do Top de Vendas 2001 estão Banco Volkswagen, com o case Audi Finance; Unibanco, com a Contativa; Marítima Seguros com o plano Marítima Empresarial Simplificado e Serasa, que desenvolveu o case Segmentação estratégica de mercado otimizando a força de vendas. O Realprev e o Pé Quente Premium foram os produtos vitoriosos da Real Previdência e Seguros e da Bradesco Capitalização, respectivamente. Foram escolhidas, ainda, a empresa do setor têxtil Marisol, com o tema Coleção Climas do Brasil conquista mercado têxtil, e a Volkswagen do Brasil, que participou com o case Projeto Basys – Qualidade de Venda: tão importante quanto vender.
Para chegar aos cases premiados foi levada em consideração a apresentação dos melhores relatos mercadológicos de um determinado produto. Para isso, as empresas ao se inscreverem precisaram especificar qual era a meta de vendas e qual foi o resultado, descrevendo as estratégias utilizadas no período.