Com objetivo semelhante a de projetos de inclusão digital, a AES Eletropaulo está investindo em terminais de auto-atendimento nas lojas para desmistificar a dificuldade do acesso à Internet pela população. Desde maio de 2003, a AES Eletropaulo investe na compra de terminais para oferecer a oportunidade aos clientes de experimentarem o auto-serviço. A distribuidora de energia elétrica quer seguir o conceito implantado pelos bancos com os caixas eletrônicos.
Em julho de 2007, a Itautec foi procurada pela distribuidora de energia elétrica para reforçar a estratégia de transformar os terminais de auto-atendimento em janela para a utilização da web. “Hoje a Internet é responsável por 40% do meio utilizado pelos clientes para os serviços oferecidos pela companhia”, destaca o diretor de gestão clientes varejo da AES Eletropaulo, Luiz José Hernandes Jr.. Foram necessárias máquinas modernas, com design arrojado e que oferecessem uma interface mais amigável e mais fácil para quem não tem familiaridade a Internet.
A Itautec então ofereceu à AES Eletropaulo os terminais Webway, com tecnologia touch screen. O contrato, em regime de Outsourcing, abrange, além do aluguel das máquinas, manutenção preventiva e corretiva e abastecimento de insumos, como, por exemplo, papel para impressão. A empresa de TI também é responsável por disponibilizar relatórios estatísticos on-line de comportamento de cada terminal, com descrição de ligação e desligamento das máquinas, interrupção dos serviços, número de usuários, abandonos de transações, entre outros.
No total, a AES Eletropaulo possui 29 terminais de auto-atendimento, instalados nas 14 lojas próprias na capital e Grande ABC. A população pode realizar os seguintes serviços nos terminais: consultas de débitos, emissão de 2ª via de boleto de pagamento, atualização cadastral, débito automático, pedido de ligação, transferência de titularidade, aumento de potência, poda de árvore, entre outros.
Há previsão de investimento para aquisições de novas máquinas da empresa. “A Itautec é muito comprometida com a nossa necessidade. A solução de tecnologia deles é adaptável e não temos preocupação com as manutenções, porque a Itautec acompanha a nossa agilidade”, declara Hernandes Jr. “Uma loja da Eletropaulo faz 5 mil a 8 mil atendimentos por mês. Os terminais de auto-atendimento ficam com 20% dessa fatia. Queremos também tentar instalar esses terminais em locais públicos”, completa o executivo da distribuidora.