AES implanta projeto de e-procurement

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A AES Eletropaulo pretende cortar pela metade os custos operacionais na compra de equipamentos, materiais e serviços com a implantação de um sistema de comércio eletrônico. A empresa, que distribui energia elétrica para 24 municípios da Grande São Paulo, contratou o portal de negócios Mercado Eletrônico para implantação de seu projeto de e-procurement. De acordo com Moacir Cunha, gerente de implantação do sistema, as 15 unidades de negócios da companhia investem anualmente R$ 100 milhões na compra de 2,5 mil itens de estoque. Com a ferramenta eletrônica, as operações serão concentradas aumentando o poder de negociação de preços.

A solução de comércio eletrônico adotada pela AES Eletropaulo foi integrada ao sistema de gestão SAP utilizado pela empresa permitindo a cotação de preços de forma rápida. O custo acessível e a possibilidade de entrega dos produtos em diferentes endereços foram outros fatores importantes para a contratação do serviço de comércio eletrônico. Segundo Cunha, atualmente cerca de 600 fornecedores estão conectados virtualmente com 200 funcionários responsáveis pelas compras nas unidades. “Nossa meta é ter 1,5 mil empresas interagindo diariamente com a AES Eletropaulo”, avalia Cunha. O Mercado Eletrônico (www.me.com.br) é um portal de negócios acessado por 9 mil fornecedores do setor elétrico.

O processo de compras eletrônicas começa a ser utilizado no segundo semestre. Os resultados serão monitorados e avaliados pelos usuários para medir retorno e a eficiência da solução de comércio eletrônico nas operações da empresa. O e-procurement deve proporcionar um aumento nas compras diretas da empresa, a simplificação dos processos de cotação de preços, redução de custos de estoques, padronização de compras, giro rápido de materiais, conexão on-line com os fornecedores e centralização eletrônica das operações em ambiente seguro.