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Agenda positiva



A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, e a ABAP, Associação Brasileira de Agências de Publicidade, realizaram ontem (02/12), em São Paulo, um encontro inusitado, ao congregar mais de 20 empresários e executivos de grandes agências e empresas anunciantes para analisar as formas pelas quais a Agenda Positiva das duas entidades será desenvolvida em 2010. As discussões concentraram-se em três pontos: eficácia da propaganda; manutenção da liberdade de expressão comercial; e gestão financeira de marketing, com ênfase no desenvolvimento da mensurabilidade do ROI e na evolução das estruturas e práticas de procurement.

 

Os três grupos de trabalho, cada qual integrado por sete presidentes de agências de publicidade e executivos de marketing de anunciantes, dará continuidade ao desenvolvimento das propostas apresentadas, de forma que ainda no primeiro trimestre de 2010 uma reunião de consolidação seja realizada, incluindo a entrada no grupo da Agenda Positiva de dirigentes dos principais veículos brasileiros.

 

A Agenda Positiva, que está sendo conduzida e liderada pelos presidentes dos Conselhos da ABA e da ABAP, respectivamente Luiz Carlos Dutra e Dalton Pastore, foi um desdobramento natural do 4º Congresso Brasileiro de Propaganda, realizado no ano passado, e do acordo de renovação do CENP, que passou pela adoção de normas para a concessão dos planos de incentivo pelos veículos e pelo projeto (em fase de conclusão) de melhoria dos serviços de mídia prestados pelas agências e de revitalização do modelo brasileiro de propaganda.

 

Faz parte dessa Agenda Positiva a veiculação, em caráter voluntário, de uma grande campanha dirigida aos consumidores e aos stakeholders do mercado, de forma a destacar o real valor da propaganda para a nação, a sociedade, a economia, a cultura e as pessoas. Para aumentar as possibilidades de impacto dessa campanha, as duas entidades abdicaram da realização de campanhas comemorativas dos 50 anos da ABA e dos 60 da ABAP, elaborando um esforço único a partir do início de 2010. Esse esforço colaborativo da ABA e ABAP objetiva não apenas solucionar questões problemáticas que ainda existam ou se apresentem, mas, principalmente, visa potencializar o emprego da publicidade como agente acelerador da boa fase que a economia do Brasil deverá viver nos próximos anos.

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