Agilidade no agendamento

Com uma equipe instalada na região desde abril de 2018, a Minsait anunciou já os primeiros resultados da implantação de um modelo de serviços voltado a garantir agilidade no agendamento de consultas e exames na saúde pública de Maceió. O projeto registrou aumento em 40% dos agendamentos em relação ao mesmo período de 2017, resultando mais de 600 mil procedimentos (consultas e exames), com uma redução de tempo de 25%. Os resultados também são expressivos em relação ao tempo de atendimento e de espera: exames simples de patologia são marcados na hora e os de maior complexidade são realizados em um período de 15 dias de espera, em média.
Isso foi possível porque a gestão implantada pela Minsait deixou de colocar pacientes em filas para agendamento de consultas, passando a realizar marcações feitas no momento em que os pacientes vão à Unidade Básica de Saúde. Além disso, a equipe toma decisões em tempo real a respeito de fatores como o crescimento das filas de espera, ações de força-tarefa e convênios, tornando o processo cada vez mais rápido. O projeto consegue solucionar questões importantes nas unidades básicas que saúde, como paralisações da infraestrutura, alto tempo de devolução de chamados, baixo índice de marcações, longas filas, baixa produção, baixo índice de atendimentos agendados, superlotação, entre outros.
Para garantir a gestão eficaz dos prazos, a companhia usa ferramentas como WhatsApp, SMS e ligações telefônicas como forma de lembrar os pacientes dos procedimentos agendados. Dessa forma, foi possível reduzir o absenteísmo, reaproveitar consultas e identificar problemas rapidamente por meio do contato com a população. O serviço ainda está em fase de implantação – por enquanto, abrange cerca de 27 unidades básicas de saúde, que atendem aproximadamente 300 mil pessoas. A previsão é a de que, até abril de 2019, todos os oito distritos locais sejam contemplados.
Para o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô, a empresa atua com a utilização da tecnologia para realizar procedimentos simples, mas importantes para a população, resultando na melhor prestação de serviço. “A Indra representa a modernidade, a visão empresarial privada, interferindo positivamente nas rotinas do serviço público. Os primeiros resultados são extremamente alvissareiros, permitindo antever ganhos sociais expressivos para os usuários do SUS. Melhorar a atenção básica é a verdadeira missão da secretaria e este objetivo está sendo atingido e é visível na supressão de filas, nas marcações em tempo real, na aferição objetiva da qualidade dos serviços prestados”, pontuou.

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