Água Doce leva cartão fidelidade para celular



A Água Doce, rede de restaurantes, substituiu o tradicional cartão fidelidade em papel por um aplicativo móvel. O novo sistema, desenvolvido pela brasileira e-Deploy, empresa especializada em aplicações móveis, web e hosting, foi implantado em agosto pela rede de restaurantes e já conta com mais de 2700 clientes inscritos.

 

Para Júlio Bertolucci, diretor de franquias da rede Água Doce, um dos principais benefícios é a formação de uma base de dados que revela os hábitos de cada cliente, além da possibilidade de se comunicar de forma direta e mais barata com esse consumidor. “Para os clientes, a principal vantagem é a garantia de receber os pontos acumulados nos programas de fidelidade, já que a contabilização e atribuição dos pontos são processadas de forma automática e on-line, mesmo que o consumidor tenha esquecido o aparelho em casa ou tenha acabado a bateria”, explica.

 

O aplicativo entrou em operação em toda a rede Água Doce após testes e aperfeiçoamentos realizados durante a sua adoção em caráter experimental nas unidades localizadas nas cidades de Tupã, Jaú e no bairro de Moema, em São Paulo. “Ele foi desenvolvido para rodar em iPhone, Android e iOS, e também existe uma versão em Java para outros tipos de celulares. A única exigência é que o usuário tenha um aparelho com acesso à internet para baixar o aplicativo”, explica o executivo. Ele pode ser baixado pelo portal www.aguadoce.com.br/apps, ou ainda por meio das lojas oficiais, como o Google Play e iTunes.

 

ADESÃO

Em apenas três meses, cerca de 2700 clientes já baixaram o aplicativo, mas a meta é dobrar esse número até o final do ano. O grande apelo, porém, é que, apesar de o celular ser um dispositivo que acompanha o usuário onde quer que ele esteja, o que reforça a importância do aplicativo é que o carimbo virtual pode ser feito mesmo que o cliente não esteja carregando o aparelho. Neste caso, basta informar que é cadastrado e fornecer o número do celular, do CPF ou do cadastro.

 

O controle automatizado do processo de emissão, do prazo de validade, da quantidade de bônus registrados e da frequência dos clientes são apontados como alguns dos benefícios. “Agora, com o sistema, você registra a presença do cliente e consegue conhecer melhor a sua frequência, saber quantos cartões vão expirar e entrar em contato com os clientes para fazer a renovação. O próprio aplicativo avisa no celular que o prazo de validade está acabando e que ele pode perder os bônus acumulados”, afirma Julio.

 

Além do carimbo no cartão virtual, o Aplicativo Cartão Fidelidade abre caminho para implementação de diversas ações de marketing que podem contribuir para aumentar os negócios. Uma que está sendo utilizada pela Água Doce é o chamado Clube SMS. Através desse recurso, os portadores do cartão podem trocar mensagens entre si de graça; a própria Água Doce pode se comunicar diretamente com os clientes sem pagar pelo envio de SMSs. Bertolucci explica que entre as ideias para o uso do Clube do SMS estão as promoções relâmpago para potencializar a frequência em determinados dias da semana. Nesse caso, os torpedos são enviados com base no CEP para aqueles que moram mais perto das unidades. “Isso ainda está em planejamento porque a prioridade, no momento, é estimular o cadastramento dos clientes”, finaliza.

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