Ajato moderniza plataforma de TI

0
1


Para oferecer produtos diferenciados, como o pay-per-view e outros que seguem o conceito on demand, e suportar o aumento previsto para este ano na sua base de assinantes – que atualmente são 30 mil clientes -, o Ajato, serviço de banda larga da TVA, recebeu investimentos da ordem de meio milhão de dólares para modernizar a plataforma de Tecnologia da Informação e torná-la ainda mais atualizada. O Ajato conta agora com um backbone de 1 Giga.

Fez parte, também, do projeto de atualização do parque do Ajato a implantação de roteadores e switches de alta capacidade, desenvolvidos exclusivamente para o mercado de banda larga, como o UBR – Universal Broadband Router 10012 e 7606, ambos da Cisco. Com a nova solução, a velocidade de transmissão dos dados no backbone, que era de 155 Mbps, passou para 1Gbps.

O projeto de expansão da infra-estrutura foi desenhado pela equipe de engenharia da própria TVA/Ajato, mas também contou com apoio de parceiros para ser concretizado. A integradora 2S foi responsável pela comercialização da solução e suporte técnico e atribui ao financiamento conseguido, parte do sucesso da realização do negócio, que, segundo a gerente de relacionamento, Cláudia Rodrigues Saukas, viabilizou de forma ordenada o crescimento do parque tecnológico da TVA/Ajato.

De acordo com Virgílio Amaral, diretor de Tecnologia da TVA/Ajato, como a base de assinantes vem crescendo nos últimos anos em patamares acima da expectativa, a rede do serviço Ajato já estava chegando próximo a um nível de tráfego limite. Segundo ele, a atualização da infra-estrutura era fundamental para atender à necessidade atual e dos próximos dois anos. Dentre os benefícios para o usuário final, destacam-se significativo aumento de performance, agilidade no tráfego de dados e disponibilidade de banda. Já entre as vantagens para a empresa estão: escalabilidade, qualidade de serviço (QoS) e oferta de novos serviços on demand que exigem convergência de voz, dados e imagem.